Impossível imaginar nossa vida sem a madeira. A matéria-prima está em diversos momentos do nosso dia a dia. Nos móveis, nas portas, nos pisos. A madeira é usada como combustível em processos diversos, como a secagem de grãos, na indústria siderúrgica e no aquecimento de granjas. Ou para o preparo de alimentos, com lenha ou carvão. Isso sem falar no papel e papelão das embalagens, caixas e papel higiênico.
Para tudo isso, o Brasil tem hoje cerca de 10 milhões de hectares (Ibá 2023) com árvores plantadas exclusivamente para fins industriais, principalmente pinus e eucaliptos.
É uma verdadeira lavoura de árvores, que são colhidas em um processo altamente tecnológico e de acordo com manejo adequado, dentro de padrões internacionais de certificações ambientais.
Na indústria, são diversas atividades para que a madeira se transforme no produto final usado por nós. Além do transporte e toda a logística, ela é serrada, tratada, picada, compactada, colada… são inúmeros processos que acontecem, dependendo da finalidade.
O Paraná tem tradição no uso da madeira. O estado também é um dos principais produtores de madeira de pinus. São mais de 700 mil hectares (Apre 2023).
Nesta semana, dias 17, 18 e 19 de setembro, todo este universo estará reunido no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), para a 5ª edição da Lignum Latin America. São 165 expositores que levarão as novidades do setor, desde o plantio de mudas até os equipamentos e softwares mais modernos para os processos com madeira. A feira acontece dentro da Semana Internacional da Madeira, que conta com eventos técnicos sobre temas específicos.
Para mais informações, acesse https://lignumlatinamerica.com/_.