ABBCelulose no BrasilNotícias

ABB cria o primeiro conceito de motor de média tensão com velocidade controlada do mundo

Novo conceito facilita a contribuição industrial com o baixo carbono e oferecerá economia de energia de até 40% para bombas, compressores, ventiladores e outras aplicações

O conceito MV Titanium da ABB é o primeiro motor industrial de média tensão (MT) controlado por velocidade, na faixa de 1 a 5 megawatts (MW), que traz recursos de conectividade e controle em um pacote fácil de especificar e instalar. O conceito tudo-em-um traz os benefícios da eficiência energética para os processos movidos a motores MT, que hoje correspondem por 10% da eletricidade mundial. 

“Medidas de eficiência energética de motores com velocidade controlada ganharam força significativa em motores de pequeno porte, para aplicações de baixa tensão. Mas os motores grandes até agora foram deixados para trás, devido ao custo e complexidade iniciais, com apenas 10-15% atualmente conectados a uma unidade”, diz Heikki Vepsäläinen, presidente da ABB de Grandes Motores e Geradores. 

“Mas isso deve mudar com nosso novo conceito MV Titanium, que torna de forma econômica e simples a instalação de um motor adequado combinado com maior controle, monitoramento e conectividade em um único pacote. É a solução de atualização certa para motores existentes que operam diretamente na rede. E as economias potenciais nos custos de energia e nas emissões de CO2 são enormes – se reequiparmos toda a base instalada, seria como tirar do ar pouco mais de 1000 usinas a carvão”, completa o executivo. 

Nesta busca, a ABB desenvolveu o conceito MV Titanium para resolver os principais obstáculos percebidos relacionados à instalação de um acionamento com um motor de grande porte. Estes incluem não apenas o custo inicial de um acionamento separado, mas também sua casa elétrica associada (e-house), transformadores, quadros de distribuição e cabeamento que multiplicam o custo de capital e aumentam a complexidade da instalação, especialmente em locais existentes onde o espaço é de alto padrão. Além dessas economias, também proporcionará economia de OPEX devido à eficiência energética que proporcionará. 

O conceito de próxima geração foi construído com base nos 140 anos de design de motores da ABB e 50 anos de experiência em tecnologia de acionamentos em drives, para criar uma solução que integra eficiência energética, controlabilidade e conectividade em um único pacote. Além disso, possui inteligência construída com recursos analíticos e de conectividade para que possa se integrar perfeitamente aos sistemas existentes, além de fornecer bibliotecas de software e interfaces para monitoramento e otimização de processos. 

Os motores MV Titanium são destinados ao uso com bombas, compressores e ventiladores como aplicações típicas, onde podem reduzir o consumo de energia em até 40%, além de aumentar a produtividade e minimizar o tempo de inatividade. Eles serão usados em uma ampla gama de setores, incluindo energia e renováveis, processamento, mineração, óleo e gás, cimento e água. 

Heikki Vepsäläinen conclui: “Além de seu progresso técnico, este conceito de motor de próxima geração representa um passo significativo em direção à produtividade em um mundo de baixo carbono. Isso coloca a ABB bem na estrada para suportar a troca de motores grandes e de velocidade fixa para motores totalmente controlados eletricamente, um a um”. 

Para saber mais sobre esta e outras soluções da ABB, entre em contato com Ana Brioschi ([email protected]) ou acesse o site www.abb.com.   

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo