ABBCelulose no BrasilNotícias

ABB é a primeira empresa a atingir hipereficiência IE6 extrapolada com motores sem ímãs permanentes

Os motores SynRM sem ímãs da ABB fazem parte de um amplo portfólio de tecnologia que também inclui motores de ímã permanente (PM) e motores SynRM assistidos por ímãs (PMaSynRM)

A ABB Motion se tornou a primeira fabricante a oferecer o nível de eficiência IE6 extrapolada em um projeto SynRM sem ímãs. Esse é o mais recente desenvolvimento na comprovada tecnologia SynRM, em que a ABB foi pioneira em 2011.

A empresa acredita que esses motores atrairão clientes inovadores que desejam preparar sua planta para o futuro, adotando o mais alto nível de eficiência energética disponível comercialmente. Segundo a ABB, os primeiros a adotar motores de hipereficiência IE6 colherão os benefícios da redução dos custos de energia e do aumento da produtividade, ao mesmo tempo em que avançam nas metas de sustentabilidade.

“Os sistemas com acionamento por motor elétrico em instalações industriais são grandes usuários de eletricidade e, portanto, maximizar sua eficiência oferece um enorme potencial para reduzir as emissões e ajudar a cumprir as metas de mudança climática. O uso de nossos novos motores SynRM sem ímãs que atingem os níveis de eficiência esperados para o futuro nível IE6 também levará à economia de energia para o próximo nível”, disse Stefan Floeck, presidente da divisão IEC Low Voltage Motors da ABB Motion. “O SynRM é um exemplo perfeito do compromisso com a inovação embutido em nosso DNA. Como o SynRM IE6 tem o mesmo tamanho que um motor de indução IE3 equivalente, é um substituto fácil e direto para motores de reposição. Isso possibilita que os clientes atualizem para produtos modernos e de alta eficiência para preparar suas operações para o futuro em um mundo de custos de energia flutuantes”, acrescentou.

 

A ampla gama de motores SynRM da ABB estabeleceu a referência para o design sem ímãs. Sua eficiência progrediu por meio do IE4 para as versões IE5 lançadas em 2019. Nesse contexto, o IE6 é pressuposto como a próxima etapa lógica que demonstra a capacidade e a superioridade técnica da tecnologia SynRM. Apesar de ainda não ter sido especificado em nenhuma norma oficial da indústria, até agora, cada classe de eficiência IE superior teve perdas de energia 20% menores do que a anterior, e a ABB continuou essa abordagem com o SynRM IE6.

A SynRM combina o desempenho dos motores PM com a simplicidade e facilidade de manutenção dos motores de indução para alcançar uma alta eficiência energética que garante um curto tempo de retorno sobre o investimento. O rotor não tem ímãs nem enrolamentos e não sofre perdas de energia. O projeto também não requer metais de terras raras e oferece um alto nível de usabilidade devido à ampla disponibilidade de inversores de velocidade variável (VSDs) adequados para fornecer os recursos de controle necessários.

Os motores ABB SynRM fazem parte do portfólio de produtos da ABB EcoSolutions™ que permite que clientes e parceiros façam escolhas mais sustentáveis, fornecendo maior transparência sobre o valor de circularidade e o impacto ambiental de cada produto. Isso garante uma tomada de decisão responsável baseada em informações. Os produtos do portfólio estão em conformidade com um conjunto de indicadores-chave de desempenho definidos na estrutura de circularidade da ABB e possuem uma declaração ambiental de produto verificada por terceiros (ISO 14025 Tipo III).

Para a ABB, os motores SynRM sem ímãs são apenas um elemento no seu abrangente portfólio premium de motores de alto desempenho, que incorpora mais de 140 anos de experiência para garantir a máxima confiabilidade combinada com um compromisso com a sustentabilidade. Reconhecendo que uma única tecnologia não é a resposta para todas as necessidades do cliente, a ABB pretende dominar todas as tecnologias de motores. Além do SynRM, a ABB também pode atingir os níveis esperados para a eficiência futura do IE6 com a tecnologia PM e PMaSynRM – uma tecnologia híbrida que combina o design do SynRM com um “boost” de ímãs permanentes. Isso oferece a solução certa com base em uma ampla gama de tecnologias hipereficientes para atender às necessidades específicas de cada segmento e aplicação.

Para saber mais sobre esta e outras soluções da ABB, entre em contato com Ana Brioschi ([email protected]) ou acesse o site www.abb.com.

Fonte
ABB
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo