ESGNotícias

Ação da Veracel beneficia educação de povos indígenas na Bahia

Por meio do programa Educação é Vida, a empresa vai além da entrega dos materiais e inclui ações educativas, além de reformas e da construção de salas de aula e escolas

A partir deste mês de fevereiro, a Veracel iniciou uma ação em prol da valorização da cultura indígena com foco na educação das comunidades tradicionais que vivem no entorno das operações da empresa. Ao todo, 34 comunidades indígenas (31 da etnia pataxó e três da etnia tupinambá) da Costa do Descobrimento receberão 5,2 mil kits escolares, que beneficiarão 4.956 alunos e 244 professores.

A iniciativa integra o programa “Educação é Vida”, frente de ação que contribui para que os estudantes de todas as idades possam frequentar normalmente o seu respectivo ano letivo, reduzindo a evasão escolar. O programa vai além da entrega dos materiais e inclui ações educativas relacionadas ao meio ambiente, além de reformas e da construção de salas de aula e escolas.

PROGRAMA EDUCAÇÃO É VIDA

Para Aline Pataxó, diretora da escola da aldeia indígena pataxó Aldeia Velha, não só a escola ganha, mas toda a comunidade. “Essa parceria traz ganhos não só para a comunidade, mas para todas as comunidades indígenas. Todos sabemos das dificuldades financeiras por que passam os indígenas no Brasil. Ficamos muito felizes em ver a alegria que os alunos ficam quando recebem os kits. Trata-se de um gesto tão simples, mas que, para eles, faz toda a diferença”, avaliou.

É importante destacar que o “Educação é Vida” está diretamente vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar educação inclusiva de qualidade. tem também o objetivo de auxiliar no aprendizado dos estudantes das comunidades indígenas. Assim como o programa, todas as outras atividades realizadas pela Veracel Celulose com as comunidades indígenas são fruto de um relacionamento pautado em diálogo ativo e escuta qualificada, com foco na valorização de ações culturalmente apropriadas.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA NO SUL DA BAHIA

Desde 2009, a Veracel realiza o “Educação é Vida” nas comunidades indígenas de sua região de atuação. “Nos últimos anos, o programa tem sido bem-sucedido, principalmente sob o ponto de vista de valorização da cultura indígena no extremo sul da Bahia, por meio da educação”, destacou Roberta Silva Santos, analista de Responsabilidade Social da empresa. Segundo a analista, a medida “vem contribuindo, anualmente, para que mais alunos tenham acesso e permaneçam na escola, a partir da contribuição da empresa com os materiais escolares”. Para efeito de comparação, em 2017 foram contabilizados 4.060 beneficiados, entre alunos matriculados e professores. Seis anos depois, esse número chega a 5.200.

A doação dos materiais é realizada nas escolas públicas municipais e estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As entregas são realizadas de acordo com os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Funai (Fundação Nacional do Índio) e dos demais órgãos competentes.

Fonte
Veracel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo