Celulose no mundoNotícias

AENOR reconhece os 20 anos de cuidado ambiental da Ence Pontevedra

Ao longo dos anos, a AENOR tem validado a qualidade de gestão e a excelência ambiental da Ence Pontevedra por meio de diversos certificados

A AENOR reconheceu a Ence – Energía y Celulosa por estes “20 anos de cuidado com o meio ambiente da Ence Pontevedra”.

O CEO da AENOR, Rafael García Meiro, apresentou este reconhecimento ao presidente da Ence, Ignacio Colmenares, em evento realizado na capital de Pontevedra, na Espanha, que contou com a presença de diversas figuras públicas, entre as quais destacam-se a segunda vice-presidente da Junta da Galiza e ministra do Meio Ambiente, Território e Habitação, Ángeles Vázquez, que encerrou o evento.

Da mesma forma, o evento contou com a presença, entre outros, do diretor da Agência Florestal Galega, Jacobo Aboal; o diretor geral de Planejamento e Manejo Florestal, José Luis Chan; da deputada de Pontevedra, Ana Pastor; o segundo vice-presidente do Conselho Provincial de Pontevedra, Rafael Domínguez Artime; e o delegado territorial da Junta em Pontevedra, Agustín Reguera.

Em seu discurso, a ministra Ángeles Vázquez destacou o apoio da Junta às empresas que, como é o caso da Ence, estão comprometidas com um modelo de negócio sustentável compatível com a geração de empregos e riqueza econômica. Nesse sentido, indicou que a mitigação das alterações climáticas “é um desafio para todos” e é por isso que o Governo galego está empenhado e incentiva a colaboração público-privada, para avançar nesta linha com a ajuda das empresas e da sociedade.

Para Ignacio Colmenares, essa distinção tem grande relevância porque representa “um reconhecimento do compromisso da Ence com a excelência ambiental e do compromisso da Ence  com o meio ambiente. Um compromisso com os cuidados ambientais e sociais que, ao longo destes 20 anos, consolidamos e que é estratégico para o Grupo”, disse.

“Auditoria após auditoria, temos apreciado nos profissionais da Ence uma genuína orientação para a melhoria contínua; sempre colocando novos desafios que os fazem ir mais longe. É o espírito de uma organização consciente de que a sociedade espera das empresas um compromisso com o cuidado ambiental, demonstrado por factos como a certificação pela entidade mais valorizada”, destacou Meiro.

Ao longo dos anos, a AENOR tem validado a qualidade de gestão e excelência ambiental de Ence Pontevedra por meio de diversos certificados, como o certificado EMAS, que garante a sua boa Gestão Ambiental; o certificado Desperdício Zero, pela gestão eficiente e valorização de resíduos realizada pela biofábrica; ISO 50001, para Gestão Eficiente de Energia; ISO 9001, para Gestão da Qualidade em Processos de Biofábricas; e ISO 14001, de Eficiência na Gestão do Meio Ambiente e dos Processos da biofábrica.

O evento também contou com a presença de executivos de ambas as empresas, como Martín Pita, diretor da Região Atlântica da certificadora, a diretora da biofábrica do grupo em Pontevedra, Esther Couceiro, e o diretor de Qualidade Ambiental da fábrica, Carlos Casas, entre outros.

Em seu discurso, Carlos Casas expressou sua satisfação com essa distinção e explicou que “estamos trabalhando há anos com a AENOR para desenvolver e manter um modelo de negócios alinhado com a bioeconomia circular e o cuidado com o meio ambiente. Com esse reconhecimento, fica claro o compromisso da Ence em garantir a compatibilidade de suas ações com a proteção dos ambientes naturais e das comunidades vizinhas. Tudo isso, com uma qualidade ambiental comprovada e reconhecida, que melhora amplamente as normas e autorizações ambientais europeias e espanholas mais exigentes”.

Nesse sentido, Martín Pita destacou que “a Ence vem desenvolvendo há anos uma estratégia para avançar na liderança ambiental. A AENOR orgulha-se de trabalhar ao lado da Ence neste esforço e de continuar a fazê-lo no futuro; porque é o tipo de empresa que motiva você a se aprimorar para atender às suas necessidades”.

Por sua vez, a diretora da biofábrica, Esther Couceiro, ressaltou que, “na nossa fábrica de Pontevedra trabalhamos e continuaremos a trabalhar tendo a excelência ambiental como prioridade”.

Nos últimos anos, a Ence tornou-se referência no seu setor em cuidados ambientais, na vanguarda internacional. Isso foi reconhecido pela Ecovadis, que atribuiu à Ence a Medalha de Platina, a mais alta classificação concedida por esta plataforma, especializada em avaliar a sustentabilidade de empresas em todo o mundo. Da mesma forma, a agência Sustainalytics, líder em classificação ESG, também classificou a Ence como a empresa mais sustentável do seu setor a nível internacional.

A biofábrica Ence em Pontevedra conta também com outros reconhecimentos internacionais, como o selo ecológico “Nordic Swan”; a Medalha de Ouro da Comissão Europeia, pela sua melhoria ambiental; e o rótulo ecológico da UE. A sua biomassa também foi acreditada no âmbito do regime “SURE”, o que garante a sua sustentabilidade.

A aposta da empresa no cuidado do ambiente reflete-se também na qualidade do ar de Pontevedra (que supera a de outras cidades do seu entorno e está entre as melhores, segundo dados oficiais da Miteco) e da água em seu estuário, que tem 28 praias com bandeira azul da União Europeia, bem como importantes bancos de marisco.

Tudo isso também demonstra o firme compromisso da Ence com Pontevedra e a Galiza.

Fonte
Ence
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo