Alta demanda eleva consumo de energia no setor de papel e celulose
A guerra entre Rússia e Ucrânia reduziu a oferta de insumos básicos no mercado global, o que, consequentemente, levou a uma maior procura pela commodity do Brasil
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado um impacto significativo no mercado brasileiro de celulose, já que a disputa no leste europeu reduziu a oferta de insumos básicos no mercado global, o que, consequentemente, levou a uma maior procura pela commodity do Brasil.
O primeiro semestre deste ano registrou uma demanda alta na área de papel e celulose, mais do que quadriplicada na comparação anual com o mesmo período em 2021. Nesse sentido, o consumo de energia elétrica também avançou no setor, para atender a grande procura pela matéria-prima, registrando 1.572 megawatts médios, alta de 17,6%.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicou que os estados com índice mais alto de aumento no consumo foram: Paraná (58,8%), seguido por Minas Gerais (6,8%), Bahia (4,4%), São Paulo (4,3%) e Espírito Santo (3,9%).
Os dados fazem parte do acompanhamento periódico da demanda de indústrias e grandes empresas que compram energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre – ACL, o chamado mercado livre.