ANTT abre consulta pública para relicitação da Malha Oeste
A concessão da ferrovia que vai ligar Mato Grosso do Sul a São Paulo tem um prazo de 60 anos e deve demandar investimentos bilionários da nova concessionária
Esta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu uma consulta pública para o projeto de concessão da Malha Oeste, ferrovia que vai ligar Mato Grosso do Sul a São Paulo. Com extensão total de 1.973 quilômetros, a ferrovia vai passar por relicitação de pelo menos 1.625,30 quilômetros, de Mairique (SP) a Corumbá (MS), sem a reativação do trecho de Ponta Porã (MS).
O objetivo da ANTT é coletar sugestões e contribuições que vão compor o edital e contrato dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A consulta segue aberta ao público até o dia 25 de maio, até às 18h, neste link.
Recentemente, a ANTT aprovou a realização de duas audiências públicas sobre a relicitação da Malha Oeste. Segundo o aviso publicado pela agência, as sessões públicas serão realizadas no dia 26 de abril, em Campo Grande, e no dia 3 de maio, em Brasília.
A relicitação tem um prazo de 60 anos, os quais a nova concessionária deverá investir cerca de R$ 18,1 bilhões. A maior parte do aporte, ao menos R$ 16,4 bilhões, deve ser destinada para a troca de dormentes e trilhos, compra de locomotivas, reforma de pátios de manobras, entre outros, nos primeiros sete anos.
Com a retomada da ferrovia, o transporte de produtos produzidos em Mato Grosso do Sul, principalmente a celulose, pode ter uma redução substancial nos custos de frete. É estimado um potencial de 40 milhões de toneladas de produtos por ano vindos do estado.