ESGNotícias

Após reformulação, Bracell retoma atividades do Núcleo de Educação Ambiental

Localizado na Fazenda Salgado, em Inhambupe (BA), o espaço é voltado para a formação da comunidade e a geração de conhecimento sobre a preservação da natureza

Desenvolvido com o objetivo de promover e multiplicar o conhecimento sobre o meio ambiente, o Núcleo de Educação Ambiental da Bracell, na Fazenda Salgado, no município de Inhambupe (BA), retomou as atividades após a conclusão de um projeto de reformulação do local. O espaço é focado na formação de agentes capazes de contribuir para a preservação da natureza nas comunidades onde vivem e para estimular práticas agrícolas domésticas sustentáveis. A iniciativa integra o pilar estratégico de educação da Bracell, fortalecendo as práticas educacionais e ambientais nos municípios da região de atuação da empresa.

No espaço, há um experimento de sistema agroflorestal e de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). O núcleo conta ainda com salas para palestras e oficinas, trilha ecológica e um ambiente com a exposição sensorial Floresta Sempre Viva, onde é possível conferir uma coleção entomológica (de insetos).

O local atende de crianças a adultos, a exemplo de estudantes da educação básica, universitários, professores, moradores da região e outras pessoas interessadas na conservação ambiental para participar das atividades. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante agendamento prévio pelo telefone 0800 284 4747.

Criado em 8 de julho de 2016, o núcleo recebeu 133 grupos de visitantes no ano passado. Ao todo, o projeto envolveu 105 escolas, 16 comunidades e 4.366 estudantes, educadores e moradores de 22 municípios do Litoral Norte, Agreste e Recôncavo da Bahia.

TRILHA ECOLÓGICA

“A trilha funciona como um ‘banco genético’ de espécies da flora nativa, com extratos de três principais biomas: a Mata Atlântico, a Caatinga e o Cerrado. Desta forma, os visitantes conseguem ter uma experiência única em um mesmo espaço, que antes era uma área degradada e que foi recuperada pela Bracell, evidenciando, na prática, que é possível recuperar espaços ambientalmente alterados”, destacou Maíra Cardoso, bióloga e educadora ambiental que atua no núcleo.

EXPOSIÇÃO SENSORIAL

Os frequentadores também podem visitar a exposição sensorial Floresta Sempre Viva, originada do livro de mesmo nome disponível no site https://florestasempreviva.com.br. A mostra exibe elementos, fotos, vídeos e sons da fauna, flora e cursos d’água captados nas áreas de conservação ambiental da Bracell na Bahia.

Fonte
Bracell
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo