ESGNotícias

Arauco aumenta sua ambição sustentável

Com estratégias focadas em água, biodiversidade e carbono, a empresa almeja se tornar nature net positive

No âmbito da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito, a Arauco revelou que iniciará um plano ambicioso para medir o capital natural associado à sua gestão, a fim de se tornar uma empresa nature net positive, ou seja, uma empresa que gera um impacto positivo total no planeta.

Num contexto global no qual a perda da natureza se acelerou drasticamente, a empresa ligada aos recursos renováveis ​​apoia a sua estratégia para atingir este objetivo em três dimensões: cuidado com a água, conservação da biodiversidade e redução de CO2 na atmosfera.

Presente pelo terceiro ano consecutivo na mais importante cúpula do clima do mundo, a Arauco faz parte do grupo “Friends of COP” (Amigos da COP), que reúne líderes empresariais da América Latina e do Caribe comprometidos com os desafios das mudanças globais. A partir daí, busca acelerar os compromissos do setor privado para aprofundar a descarbonização da matriz produtiva e aumentar a resiliência climática na região.

Nicolás Jopet, Climate Action Leader da ARAUCO, comentou: “queremos que nossa existência como empresa seja positiva para o planeta e para isso contamos com o compromisso de todos aqueles que compõem nossa cadeia de valor: desde o viveiro onde cuidamos das árvores do futuro, ao desenvolvimento de produtos renováveis ​​e biodegradáveis, como painéis, madeira e celulose. A humanidade precisa construir uma nova relação com a natureza e é por isso que queremos quantificar, aumentar e conservar para o futuro sua generosa oferta de serviços ecossistêmicos nos locais onde atuamos”.

Alcançar um impacto positivo total de uma empresa na natureza requer um olhar sistêmico para as múltiplas funções que os ecossistemas fornecem. Sob esse olhar, a ARAUCO propõe uma abordagem ABC, baseada em Água, Biodiversidade e Carbono.

ÁGUA

O bom manejo florestal permite que as árvores sejam fonte de recarga, regulação e limpeza dos aquíferos, melhorando o ciclo hidrológico em locais com presença de maciços florestais, sejam plantações ou mata nativa. Para isso, o conhecimento científico é fundamental. Por isso, a empresa possui uma rede de monitoramento do ciclo hidrológico em 16 bacias hidrográficas do país, que permite quantificar a contribuição das árvores para a regulação hídrica.

E para obter avanços mais significativos em resiliência e adaptação aos efeitos da mudança climática, a Arauco promoveu o programa Desafio Água, que existe há mais de oito anos, desenvolvendo até o momento 131 projetos em 44 municípios que beneficiaram 27 mil pessoas.

BIODIVERSIDADE

Garantir que suas atividades gerem impactos positivos em todos os tipos de vida – de microrganismos e fungos a plantas e animais – é um dos focos prioritários da empresa. Nesse sentido, a Arauco trabalha para preservar 142 espécies ameaçadas nas paisagens onde está presente.

Junto a isso, a empresa continua avançando em seu compromisso de restaurar 50 mil hectares de mata nativa, que se soma à manutenção e expansão de uma rede formada por 167 áreas de alto valor de conservação, abrangendo mais de 60 mil hectares.

CARBONO

A Arauco é a primeira e única empresa florestal do mundo certificada como carbono neutro. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa de sua operação global são menores do que o sequestro de carbono de árvores e produtos de madeira.

Entendendo que ser neutro em carbono é importante, mas insuficiente, a empresa adquiriu compromissos adicionais de redução de emissões por meio de Science Based Targets, iniciativa que busca mobilizar o mundo privado para limitar o aumento da temperatura planetária até 2030 com base na ciência.

Somente em sua operação global em 2020, a Arauco removeu mais de 7 milhões de toneladas de CO2. Para referência, isso equivale a tirar 1,5 milhão carros das ruas ou evitar as emissões de mais de 600 mil residências em um ano.

Fonte
Arauco
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo