Arauco evacua fábrica em meio a incêndio florestal no Chile
O incêndio florestal começou no fim da última semana e ainda preocupa autoridades chilenas
No final da última semana, a Arauco, produtora chilena de celulose, papel e painéis de madeira, emitiu um “alerta negro” para um incêndio florestal de grandes proporções que se alastra na comunidade de Ránquil, Região de Ñuble, Chile.
Segundo a Arauco, o alerta previu a evacuação preventiva de todos os trabalhadores do complexo, dada a proximidade do incêndio à fábrica de Nueva Aldea. A empresa também colocou os seus equipamentos à disposição para ajudar a combater a ocorrência e informou em suas redes sociais que está trabalhando de forma coordenada junto a outras empresas florestais, instituições e equipes de emergência.
A Arauco está atualizando em tempo real informações sobre o incêndio em sua conta no twitter, clique aqui para acompanhar.
A PROVÍNCIA DE ARAUCO
Na noite da última quinta-feira, 2, após uma reunião para levantar informações oficiais sobre a situação dos incêndios na área, a prefeita de Arauco, Elizabeth Maricán, apresentou números preocupantes em meio à catástrofe.
Em conversa com a Rádio Bío Bío, ela citou 3 mil desabrigados na província. Em seguida, falou de um “incêndio descontrolado” entre Llico e Punta Lavapié, onde os moradores estão sem água nem eletricidade. Maricán estimou 4 mil moradores sem água.
Estima-se que mais de 60 hectares já foram afetados pelo incêndio.
Na tarde desse domingo, 5, a Senapred (Servicio Nacional de Prevención y Respuesta ante Desastres) fez um chamado para evacuar os setores de Quidico, Pelahueco e Locobe da província de Arauco, Região de Biobío.
Por meio do sistema de mensagens SAE, o alerta foi enviado aos moradores da área para que evacuem para uma área segura. A instituição fez um apelo para todos agirem com calma e acatarem as indicações das autoridades e equipes de resposta que estão no local.