FlorestaNotícias

Arauco fortalece sua defesa contra incêndios florestais

A empresa implementa tecnologias avançadas para enfrentar temporada desafiadora

Diante de uma temporada que se prevê complexa, com altas temperaturas e possíveis ondas de calor, o gerente de Patrimônio da Arauco, Ricardo Austin, apresentou a “Estratégia Integral de Prevenção e Combate a Incêndios 2023 – 2024”. O foco principal desta estratégia é a proteção de localidades rurais e áreas urbanas historicamente afetadas por incêndios.

A empresa adotou tecnologias avançadas, com destaque para o aplicativo Wood Tracking, que utiliza um algoritmo semelhante ao do aplicativo Waze para otimizar as rotas dos corpos de bombeiros pelas estradas internas das propriedades florestais. Adicionalmente, a empresa possui satélites – sendo os principais o FOREST 1 e o FOREST 2, além de outros 25 – para monitorar áreas do espaço, gerando alertas em tempo real a partir da detecção de temperatura e condições climáticas.

Essas ferramentas se somam a câmeras fixas e robôs gerenciados por inteligência artificial, fortalecendo o monitoramento e a detecção precoce de incêndios.

Segundo Austin, “a temporada anterior deixou lições importantes e hoje estamos desdobrando todos os nossos esforços para abordar o combate a incêndios de uma forma mais abrangente, implementando novas ferramentas e tecnologias que nos permitirão agir de forma mais rápida e fluida com todos os atores participantes nestes tipos de situações”.

Fonte
Arauco
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo