FlorestasNotícias

Arauco se prepara para temporada de incêndios florestais no Chile

A empresa prevê dois meses de trabalho intenso, utilizando dois skidders para tarefas preventivas prioritárias

A Arauco e a comuna chilena de Santa Juana se preparam para enfrentar a temporada de incêndios florestais. Para isso, autoridades locais, organizações regionais e a comunidade local juntaram esforços com a companhia para a proteção da população.

Nesse sentido, o objetivo é gerar uma rede de proteção para resguardar infraestruturas essenciais, como postos de saúde ou sistemas de abastecimento de água potável, além de escolas, associações de bairro e habitações em áreas rurais.

Para realização dessa iniciativa, a Arauco disponibilizou uma máquina para a construção de aceiros. A empresa prevê dois meses de trabalho intenso, utilizando dois skidders para tarefas preventivas prioritárias, determinadas em conjunto pelo município, pela companhia e equipes de emergência determinadas pelo Comitê de Gestão de Risco de Desastres (COGRID).

Máquina da Arauco ajuda na criação de aceiros (Foto: Arauco)

“Este é um exemplo de como o público e o privado podem chegar a um acordo para prevenir um mega incêndio, já que na região não temos esse maquinário para criar aceiros em áreas sensíveis como centros educacionais ou nossa estação de água, uma infraestrutura que é vital em tempos de emergência”, disse a prefeita de Santa Juana, Ana Albornoz.

No último ano, após os grandes incêndios que afetaram a região, a Arauco começou a trabalhar em estruturas de proteção como aceiros, faixas livres de vegetação que procuram reduzir a propagação das chamas, bem como outras medidas de prevenção que também envolvem o município e comunidades.

“Começamos a trabalhar em estruturas de proteção para além das nossas propriedades, protegendo pontos críticos para a comuna, o que também vem de mãos dadas com a disponibilização de piscinas e fontes de água, o que é vital em caso de emergência, para isso trabalhamos com as associações de bairro dos setores de Malal, Los Quiques e La Generala”, explicou Nicole Perret, responsável patrimonial do Paisaje Secanos del Biobío, da Arauco.

RECURSOS DE COMBATE

Especialistas explicam que a frequência e intensidade das ondas de calor e das secas em muitas regiões do mundo é um fenômeno cada vez mais recorrente, o que aumenta o risco de incêndios.

Diante disso, a prevenção é extremamente importante, “mas quando ocorre um incêndio devemos estar preparados”, afirmou Perret. Nessa linha, a executiva acrescentou que a empresa terá recursos na área para combater os incêndios diante da próxima temporada. “Em Santa Juana temos cinco brigadas, além de dois meios aéreos, principalmente um avião e um helicóptero. Teremos também caminhões cisterna de acordo com o nível de alerta que nos for apresentado”, concluiu.

Fonte
Arauco
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo