No meio de 117 mil hectares de florestas nativas preservados pela Eldorado Brasil, está uma Área Alto Valor de Conservação, com 1.341 hectares. O espaço é essencial para a biodiversidade e serviços ambientais contra enchentes, regulação de fluxo de recursos d’água e na manutenção da qualidade hídrica, além de abrigar espécies ameaçadas ou vulneráveis à extinção.
Considerando a fauna, na Fazenda Pântano, em Selvíria (MS), encontram abrigo o mutum-de-penacho, o tatu-canastra, a anta e o tamanduá-bandeira, classificados como vulneráveis à extinção pela IUCN (International Union for Conservation of Nature). O cachorro-vinagre e a onça-parda também estão entre as espécies que circulam por ali, além de diversos outros animais endêmicos.
Já naa flora, destaque para plantas protegidas pelo estado do Mato Grosso do Sul e características do Cerrado, como pequi, gonçalo-alves e amburana – esta última ameaçada na categoria “em perigo” pela IUCN.
“Constantemente, nosso time vai a campo e mantém o plano de monitoramento com o inventário atualizado. Como também somos verificados, comprovamos essa riqueza da biodiversidade no Relatório de Sustentabilidade e Plano de Manejo Florestal, que são atualizados anualmente e de acesso público”, destacou o gerente de Sustentabilidade da Eldorado, Fábio de Paula.
Entre as medidas adotadas para proteção das áreas nativas estão placas de sinalização, vigilância patrimonial, educação ambiental, programa de prevenção e controle de incêndios florestais e microplanejamento das atividades florestais. Essas ações visam manter ou melhorar os atributos, além de reduzir qualquer ameaça na AAVC, como danos operacionais, incêndios, atividades ilegais (caça, pesca predatória, extração de madeira nativa etc.), afugentamento e/ou atropelamento de animais e diminuição da biodiversidade.
Por seguir rigorosamente as normas ambientais, produzir com respeito à natureza e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades da região, adotando o manejo florestal responsável, a Eldorado Brasil conquistou importantes certificações internacionais. Comprometida em seguir os princípios e critérios dessas certificações em todas as etapas do manejo florestal, a companhia atua em linha com os Dez Princípios Universais do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).