Celulose no mundoNotícias

Associação Técnica da Indústria de Papel e Celulose premia doutorando da Unicamp

Eupídio Scopel foi reconhecido por sua pesquisa que propõe o uso de materiais renováveis na produção de combustíveis, insumos químicos e nanomateriais de interesse industrial

Por meio da sua divisão de nanotecnologia, a Associação Tecnica da Indústria de Papel e Celulose (TAPPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, premiou uma pesquisa que propõe o uso de materiais renováveis – principalmente biomassas lignocelulósicas – na produção de combustíveis, insumos químicos e nanomateriais de interesse industrial.

O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sediada na cidade de Campinas, em São Paulo, pelo doutorando Eupídio Scopel – bolsista da FAPESP – sob orientação de Camila Alves de Rezende, professora do Instituto de Química.

A TAPPI é uma organização não governamental (ONG) internacional que reúne profissionais da indústria e da academia envolvidos nas áreas de celulose e papel. A NanoDivision – uma das divisões da TAPPI – é focada no uso de nanomateriais renováveis, principalmente a nanocelulose.

O prêmio reconheceu os alunos por suas contribuições de pesquisa relacionadas a esses nanomateriais e serviços para a Divisão Nano e outras sociedades profissionais. Os indicados são avaliados por um comitê de premiação que analisam os trabalhos com relação à novidade e ao impacto de suas contribuições de pesquisa para a área de nanotecnologia, bem como o número e a qualidade das publicações.

“Os substratos mais utilizados são resíduos agroindustriais e plantas de rápido crescimento e o foco dos produtos são nanomateriais, principalmente nanopartículas de celulose e de lignina. Os projetos envolvem majoritariamente a compreensão de como os processos físico-químicos afetam a composição e a morfologia dos substratos, as propriedades dos produtos e possíveis aplicações, como em hidrogéis e emulsões, que podem ser utilizadas como cosméticos e aplicações biomédicas, por exemplo”, afirmou o doutorando Eupídio Scopel.

De acordo com Scopel, o apoio recebido da FAPESP foi fundamental para o desenvolvimento do estudo. “A bolsa de doutorado e o auxílio ao grupo de pesquisa possibilitaram a participação em projetos importantes, que geraram a maioria das publicações avaliadas pelo comitê. Além disso, o uso da reserva técnica permitiu a participação em congressos nacionais e internacionais, que também enriqueceram o currículo. Mais recentemente, financiou a realização de um estágio de pesquisa na University of British Columbia, no Canadá”, complementou.

O evento de premiação que reconheceu o trabalho de Scopel ocorreu durante a reunião anual da TAPPI NanoDivision, em Vancouver, no Canadá, realizada no primeiro semestre do ano.

Fonte
Agência FAPESP
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo