ESGNotícias

Biofábricas da Ence geraram energia renovável suficiente para 200 mil casas em 2023

A empresa gerou 750 mil MWh de energia renovável a partir de biomassa em suas turbinas

As biofábricas de celulose da Ence em Navia (Astúrias) e Pontevedra, na Espanha, geraram juntas cerca de 750 mil MWh de energia renovável a partir de biomassa em suas turbinas em 2023. Essa energia renovável gerada nas biofábricas da empresa equivale à necessária para atender a demanda energética de mais de 200 mil residências, ou meio milhão de pessoas.

Em suas biofábricas, a empresa utiliza como matéria-prima um produto natural e renovável como a madeira, e a transforma em um material biodegradável e reciclável, a celulose. Nesse processo produtivo, componentes da madeira que não são utilizados para obtenção de celulose, como casca e lignina (componente natural presente na madeira que confere rigidez às fibras de celulose), são utilizados como fonte de energia renovável. Desta forma, gera-se não só energia térmica e elétrica suficiente para cobrir as necessidades da central, mas também para exportar energia elétrica firme e administrável para a rede e, assim, contribuir para a descarbonização da matriz elétrica.

As instalações energéticas das biofábricas da Ence possuem Certificações de Qualidade segundo as normas ambientais ISO 9001 e ISO 14001, e estão presentes no Registo de empresas que aderem voluntariamente ao Regulamento Europeu de Ecogestão e Ecoauditoria (EMAS).

Além disso, ambas as biofábricas obtiveram a Certificação do Sistema de Gestão Energética de acordo com a norma ISO 50001, demonstrando assim a aposta na melhoria contínua dos aspectos derivados da sua atividade, também do ponto de vista energético.

Em todos os seus processos, a Ence prioriza a sustentabilidade da biomassa que gere. Por esta razão, em 2017, a companhia trabalhou com diferentes players do setor para desenvolver uma norma voluntária de sustentabilidade para garantir este fornecimento responsável e, mais recentemente, foi pioneira num novo esquema de certificação de sustentabilidade de biomassa, o Sistema SURE, em todas as suas instalações, incluindo ambas biofábricas.

A Ence está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com os objetivos estabelecidos a nível nacional e internacional para combater as alterações climáticas. Assim, a geração de energia com biomassa e lignina em suas biofábricas está alinhada aos objetivos de promoção de energia acessível e não poluente, e de promoção da ação climática.

Fonte
Ence
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo