A Bracell segue em busca constante de melhorias para seus processos, aumentando a eficiência, a atualização tecnológica, segurança e, principalmente, a evolução nas condições de trabalho. Nesse sentido, a empresa implantou um novo equipamento em seu viveiro de eucalipto na Bahia, uma máquina que preenche as bandejas com tubetes onde são produzidas as mudas, de forma automatizada.
A mecanização acelerou a produção, melhorando a produtividade geral do viveiro, pois a entubetadora tem capacidade para preencher até 92 bandejas por hora, sendo que cada bandeja acomoda 176 tubetes. Em contrapartida, manualmente, cada pessoa preenche, em média, 17 bandejas por hora.
“Com a máquina, os operadores apenas colocam as bandejas e os tubetes no reservatório e realizam eventuais correções no seu preenchimento com tubetes”, explicou Diego Oliveira, estagiário da área de Eficiência Florestal e um dos responsáveis pela iniciativa.
Fabricada por uma empresa do Rio Grande do Sul, a entubetadora já é adotada no viveiro da Bracell SP e passou por adaptações para utilização na Bahia. O Viveiro Quatis tem capacidade para produção anual de 24 milhões de mudas clonais de eucalipto destinadas aos plantios próprios da empresa na Bahia e também em São Paulo e no Mato Grosso Sul. Além deste viveiro, a Bracell BA possui outra estrutura de produção de mudas, no município de Inhambupe, com capacidade anual para 18 milhões de unidades.