FlorestasNotícias

Bracell adota melhoria de produtividade em viveiro de eucalipto

Adquirindo um novo equipamento, a empresa observou que a automatização acelerou a produção, melhorando a produtividade geral do viveiro

A Bracell segue em busca constante de melhorias para seus processos, aumentando a eficiência, a atualização tecnológica, segurança e, principalmente, a evolução nas condições de trabalho. Nesse sentido, a empresa implantou um novo equipamento em seu viveiro de eucalipto na Bahia, uma máquina que preenche as bandejas com tubetes onde são produzidas as mudas, de forma automatizada.

A mecanização acelerou a produção, melhorando a produtividade geral do viveiro, pois a entubetadora tem capacidade para preencher até 92 bandejas por hora, sendo que cada bandeja acomoda 176 tubetes. Em contrapartida, manualmente, cada pessoa preenche, em média, 17 bandejas por hora.

Diego Oliveira é um dos responsáveis pela iniciativa. / Foto: Acervo Bracell

“Com a máquina, os operadores apenas colocam as bandejas e os tubetes no reservatório e realizam eventuais correções no seu preenchimento com tubetes”, explicou Diego Oliveira, estagiário da área de Eficiência Florestal e um dos responsáveis pela iniciativa.

Fabricada por uma empresa do Rio Grande do Sul, a entubetadora já é adotada no viveiro da Bracell SP e passou por adaptações para utilização na Bahia. O Viveiro Quatis tem capacidade para produção anual de 24 milhões de mudas clonais de eucalipto destinadas aos plantios próprios da empresa na Bahia e também em São Paulo e no Mato Grosso Sul. Além deste viveiro, a Bracell BA possui outra estrutura de produção de mudas, no município de Inhambupe, com capacidade anual para 18 milhões de unidades.

Fonte
Bracell
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo