ESGNotícias

Bracell adota meta ambiciosa de sustentabilidade

A iniciativa inédita no setor de celulose prevê que, para cada um hectare plantado de eucalipto, a empresa se compromete com a conservação de um hectare de área nativa

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, anunciou uma nova e ambiciosa meta de sustentabilidade para a preservação da biodiversidade. Nomeada “Compromisso Um para Um”, a iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro prevê que, para cada um hectare plantado de eucalipto a empresa se compromete com a conservação de um hectare de área nativa, contribuindo para a preservação da floresta original em tamanho igual a de plantio. 

“O Compromisso Um para Um é um passo importante da Bracell em sua estratégia de sustentabilidade e está totalmente alinhado com os valores da companhia. Seguimos nosso propósito de que tudo o que fazemos deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois só assim será bom também para a Bracell”, afirma Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação corporativa da companhia.

A meta, estabelecida para o final de 2025, terá um investimento previsto de R$ 12 milhões, inicialmente, podendo aumentar caso a empresa amplie as áreas de plantio. Hoje, a proporção entre as áreas cultivadas da companhia e as de conservação é de 0,56.

 “Esta iniciativa inédita é importante porque amplia a área de atuação da empresa na conservação da biodiversidade para além das nossas áreas de operação. Adotamos esse compromisso de forma permanente. Assim, caso a companhia aumente as áreas de plantio de eucalipto após 2025, proporcionalmente, será ampliado também o total de áreas conservadas, de forma a manter o Compromisso Um para Um”, detalha Nappo. 

Área de vegetação nativa junto de floresta plantada de eucalipto. Foto: Divulgação

O compromisso da empresa também apoiará a conservação de árvores nativas em áreas públicas, bem como a recuperação de áreas degradadas, por meio de parcerias com governos e instituições. A companhia também irá atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa, caça ilegal e captura de animais silvestres.

“O meio ambiente sadio proporciona benefícios para toda sociedade, por meio dos serviços ecossistêmicos que são gerados”, comenta João Augusti, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell.

Outro fator importante na estratégia da empresa para proteger a biodiversidade é a constituição de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são áreas privadas de conservação onde apenas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e visitação turística são permitidas. Hoje, a empresa possui quatro RPPNs, somando 3 mil hectares.

PARCERIAS

Para atingir o objetivo, a Bracell assinou um termo de compromisso com a Fundação Florestal de São Paulo para patrocinar ações de proteção em 66 mil hectares de matas nativas. Além disso, assinou com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) um termo de cooperação mútua para execução de ações em conjunto a favor da biodiversidade.

Outra parceria realizada pela companhia é com a Fundação SOS Mata Atlântica, que apoiará ações para promover a restauração da Mata Atlântica em Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de Reserva Legal.

Somado a isso, a Bracell, que desde 2021 é associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), aderiu, este ano, às nove metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, iniciativa que busca reforçar a importância das boas práticas para a proteção da biodiversidade.

“Todas estas ações e parcerias firmadas fazem parte dos primeiros passos que estamos dando em direção à nossa meta. A companhia fará um balanço do compromisso e dos seus resultados anualmente, que serão verificados por uma auditoria independente e reportados no relatório de sustentabilidade da Bracell”, conclui Nappo.

Fonte
Bracell
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo