A Bracell, empresa parte do Grupo RGE, busca reforçar suas ações de sustentabilidade e anunciou, na semana de comemoração ao Dia da Árvore – celebrado ontem –, seu Programa de Recuperação Ambiental.
Esta iniciativa está contemplada no Compromisso Um-Para-Um, com ações voltadas ao plantio de espécies nativas em antigas áreas de pastagens e o enriquecimento de espaços em início de regeneração natural, para recuperar mais de três mil hectares nos próximos anos, em áreas que abrangem 47 municípios do estado de São Paulo.
Em 2022, a companhia deu início ao plantio de mais de cem hectares, com a previsão de plantio de mais de 190 mil mudas nativas. Além disso, iniciou dois importantes projetos recuperação, tanto nas áreas de nascentes da Bacia do Rio Pardo – uma das fontes de abastecimento do município de Botucatu –, com o plantio de 62 mil mudas nativas, quanto nas áreas de nascentes do Rio Batalha, localizado no município de Agudos, totalizando aproximadamente 17.000 mudas plantadas.
A Bracell também valoriza a biodiversidade da região, sendo responsável por identificar, por meio do monitoramento de fauna realizado entre 2020 e 2021, nove espécies ameaçadas de extinção no município de Botucatu, sendo oito mamíferos e uma ave. Ao todo, 232 espécies entre as classes répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e aves foram registradas e, desse total, 35 possuem algum grau de endemismo, ou seja, cuja distribuição se restringe a uma determinada área.
Além do benefício relacionado à restauração das áreas, o Programa de Recuperação Ambiental da Bracell irá sequestrar mais de 360 mil toneladas de CO²eq da atmosfera, impactando positivamente toda a sociedade.
“Essas iniciativas socioambientais reforçam o nosso compromisso com a política que chamamos de 5Cs, que segue o propósito de que tudo o que faz deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois assim será bom também para a Bracell”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.