Bracell apresenta o Programa de Parceria Florestal
O programa insere proprietários rurais da região no processo de produção de eucalipto para abastecimento da fábrica de celulose solúvel da empresa em Camaçari, na Bahia
Na última semana aconteceu o Workshop Agroambiental, com apoio da Bracell que apresentou o Programa de Parceria Florestal (PPF). O programa insere proprietários rurais da região no processo de produção de eucalipto para abastecimento da fábrica de celulose solúvel da empresa em Camaçari, na Bahia.
A prática auxilia os resultados financeiros dos produtores, contribui com a preservação do solo e maior absorção de CO2 da atmosfera, segundo Marcos Sacco, gerente sênior Florestal adjunto da Bracell.
“A Bracell está ao lado do produtor de eucalipto de ponta-a-ponta no processo: desde o planejamento para o plantio, com a análise e preparação do solo, até a colheita e o transporte, fazendo que a atividade se desenvolva de modo sustentável, com respeito ao meio ambiente e às comunidades vizinhas, além, claro, de diversificar a renda para o produtor rural”, explica o executivo.
De acordo com dados do relatório Bahia Florestal 2021, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), houve crescimento de 8% no número de produtores rurais que investem em reflorestamento, passando de 419 para 453, em 2020. A área plantada com eucalipto também aumentou: saiu de 41,5 mil hectares, em 2019, para 43,8 mil hectares, em 2020 (6%). “Esse setor está em franca expansão. Por isso, a Bracell tem um programa estruturado, que oferece apoio especializado, para ajudar os produtores rurais que querem investir no eucalipto”, conclui Marcos Sacco.