O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio, tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação da diversidade biológica em todos os ecossistemas do planeta.
Nesse sentido, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, destacando os investimentos que tem realizado em programas voltados à pesquisa e à proteção de recursos naturais, além de atuar com o intuito de aumentar os efeitos positivos de suas operações e minimizar impactos negativos.
Pela conservação da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e das paisagens, a companhia utiliza madeira de eucalipto proveniente de reflorestamento, plantada apenas em áreas antropizadas. Adota o sistema de mosaicos florestais, alternando áreas de plantio de eucalipto com áreas de vegetação nativa, destinadas à conservação.
Com diversos programas e ações importantes para o planeta e pela biodiversidade, a Bracell lançou, em 2022, o “Compromisso Um-para-Um”, uma iniciativa inédita no Brasil, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio.
Promover a biodiversidade faz parte do propósito da companhia e esta iniciativa estabelece uma importante meta de sustentabilidade. “Para cada um hectare plantado de eucalipto, nos comprometemos em conservar, proteger ou restaurar um hectare de floresta nativa. As áreas conservadas serão prioritariamente de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, localizadas nos estados onde mantemos nossas operações. A meta deve ser alcançada até o fim de 2025. Em 2022, fechamos o ano com o total de 83% de áreas conservadas. Ao longo do ano, seguimos com a agenda de encontros com autoridades do setor público para apresentar o compromisso e seus benefícios para a conservação da biodiversidade, os estados contemplados e o país”, explica Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.
MONITORAMENTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Bracell realiza o Programa de Monitoramento Ambiental, seguindo práticas e recomendações adotadas por pesquisadores e atende as certificações de manejo florestal. Por meio do monitoramento, é possível ampliar conhecimentos sobre a biodiversidade nas regiões onde a companhia atua e coletar informações de espécies presentes nessas localidades e identificar o grau de preservação dessas áreas.
O monitoramento também possui a finalidade de identificar espécies endêmicas (espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica), raras, ameaçadas ou em perigo.
“O Brasil é considerado o país mais rico em biodiversidade do mundo e a Bracell valoriza isso. Nossa estratégia de sustentabilidade é baseada em seis pilares que abrangem a gestão de temas ambientais e sociais, além de políticas e práticas de gestão: Produção Responsável; Clima; Governança; Biodiversidade e Paisagens; Pessoas e Cultura, e Inclusão Social. A Bracell entende que proteger o meio ambiente e a biodiversidade não é apenas uma questão ética, é o centro do compromisso de sua relação”, destaca Nappo.
Comprometida com o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atua, as iniciativas na Bahia, por exemplo, incluem o monitoramento da biodiversidade para conservação da fauna e flora, o monitoramento da microbacia do rio Farje e da qualidade dos recursos hídricos de 24 microbacias do litoral norte. A elas somam-se o programa de recuperação de áreas degradadas, o programa Amigos da Floresta, voltado à prevenção e controle de incêndios florestais, de furto de madeira nativa e plantada e de caça e captura de animais silvestres, e o programa de avistamento de fauna, que qualifica os colaboradores da empresa para o reporte sobre a identificação de animais silvestres nas áreas da Bracell.
Além dessas ações em proteção à fauna e flora, a Bracell SP avança também na agenda de proteção da Biodiversidade por meio da valoração de benefícios socioeconômicos de origem ambiental.
Atualmente, a Bracell vem trabalhando na valoração de três Serviços Ecossistêmicos: carbono florestal, polinização e qualidade da água. Também realiza a Integridade Ecossistêmica das florestas nativas, em parceria com o pesquisador e consultor Renato S. Armelin, que visa o desenvolvimento de estratégias de gestão que maximizem benefícios para o negócio em relação ao seu capital natural.
Além disso, a Bracell acompanha e internaliza os avanços da COP 15, que definem metas globais para a biodiversidade e restauração de ecossistemas e acompanha os indicadores e métricas em desenvolvimento pela TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosure). Em ambas as iniciativas, a companhia atua em conjunto com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).