FlorestasNotícias

Bracell é premiada por projeto de monitoramento florestal com sensoriamento remoto

Pela segunda vez, a empresa recebe o Prêmio de Excelência no uso do Sistema ArcGIS na Transformação Digital

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, foi premiada pela segunda vez com o Prêmio de Excelência na Transformação Digital durante o 14º Encontro de Usuário Esri Brasil, um dos maiores eventos de geotecnologia do Brasil. O evento, realizado em São Paulo, destacou como as Geotecnologias estão transformando negócios e contribuindo para um futuro sustentável. Concedido pela Imagem Geosistemas, o prêmio reconhece organizações que utilizam a plataforma ArcGIS – uma ferramenta para análise e visualização de dados geoespaciais – de maneira inovadora, promovendo a transformação digital em seus processos. Ele ainda ressalta exemplos onde a aplicação de tecnologias de geoprocessamento trouxe melhorias significativas, como maior eficiência operacional, otimização de recursos e decisões mais precisas baseadas em dados geoespaciais.

O projeto vencedor da Bracell, “Sensoriamento Remoto e IA na Otimização dos Monitoramentos Florestais”, reflete o compromisso da empresa com o uso e aplicação de tecnologias avançadas, como drones, sensores multiespectrais e LiDAR para garantir a produção sustentável do eucalipto. Esse investimento permite a transição de amostragens em campo para censo por imagens, garantindo uma visão detalhada de cada indivíduo dentro dos talhões e otimizando a gestão de recursos florestais. O monitoramento contínuo e em larga escala também permite a rápida identificação de problemas, como competição com plantas invasoras e falhas de plantio, melhorando a eficiência das ações de campo e assegurando a produtividade.

Durante a premiação, as empresas reconhecidas apresentaram seus projetos a mais de 10 mil pessoas. Ivy Sanches, coordenadora de geoprocessamento (sensoriamento remoto) da Bracell em SP e responsável pelo projeto, por sua vez, fez uma palestra intitulada “Sensoriamento remoto e IA na otimização dos monitoramentos florestais”, na qual detalhou como a empresa utiliza inteligência artificial e geotecnologias avançadas para revolucionar o monitoramento florestal, destacando inovações que proporcionam maior precisão e eficiência no gerenciamento das áreas de plantio.

Para Ivy, esse reconhecimento evidencia a capacidade da Bracell de se adaptar e evoluir em um ambiente competitivo e tecnologicamente avançado. “A premiação reafirma nossa liderança frente ao uso das geotecnologias e ressalta o comprometimento da Bracell com a inovação contínua, utilizando tecnologias de ponta para aprimorar nossas operações e garantir decisões assertivas baseadas em dados geoespaciais, com foco em uma gestão florestal de excelência”, ressaltou.

Fonte
Bracell
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo