Como reforço do seu comprometimento crescente com o pilar da sustentabilidade, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia pelo seu “Compromisso Um-Para-Um”, iniciativa inédita no setor de celulose que estabelece a conservação de um hectare de mata nativa para cada um hectare de eucalipto plantado. A premiação, promovida pela Editora Expressão, é a mais antiga do Brasil no segmento ambiental, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
Neste ano, o prêmio, que anteriormente abrangia apenas cidades do Sul do Brasil, foi estendido para São Paulo, permitindo que a Bracell participasse e fosse premiada pela primeira vez. O projeto da companhia foi selecionado entre mais de 100 iniciativas ambientais dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega do “Troféu Onda Verde” ocorreu no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), e contou com a presença de diversas lideranças empresariais e especialistas do setor ambiental.
“O Compromisso Um-Para-Um é uma importante iniciativa dentro da estratégia de sustentabilidade da Bracell e está alinhado com os valores fundamentais da companhia. Esse importante reconhecimento só ressalta nossa dedicação com a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais”, afirmou Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da companhia.
EXPANSÃO PARA O MATO GROSSO DO SUL
Em julho deste ano, a Bracell ampliou a área preservada pelo Compromisso Um-Para-Um ao assinar um acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, comprometendo-se a apoiar a conservação e proteção da biodiversidade em mais de 118 mil hectares do estado, incluindo áreas na região do Pantanal. Este passo está alinhado com o Bracell 2030, agenda de sustentabilidade lançada pela empresa em 2023, que estabelece metas ambiciosas para a conservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas. Até o final de 2023, a companhia já havia atingido 92% da meta estabelecida para o Compromisso Um Para Um – o objetivo é que, até 2025, a meta seja atingida 100%.
Essa expansão reforçou a atuação da Bracell na conservação da biodiversidade para além da área de produção e está totalmente integrada com a visão mais ampla do Bracell 2030. “Continuaremos a investir em iniciativas que reafirmam nosso compromisso com a sustentabilidade e a conservação ambiental, promovendo o equilíbrio entre nossas operações e a preservação dos recursos naturais. Nosso objetivo é contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado para as próximas gerações”, afirmou Nappo.