Nos últimos quatro anos, a Bracell tem expandido sua atuação no país, com investimentos que já somam R$ 15 bilhões. A empresa, que faz parte do grupo asiático Royal Golden Eagle (RGE), possui uma fábrica no interior de São Paulo e atividade industrial na Bahia, porém é em Mato Grosso do Sul que a companhia tem expandido sua área florestal.
A produtora de celulose solúvel possui áreas de cultivo no estado desde 2021, com sede administrativa em Campo Grande e operações florestais em Água Clara, onde tem uma unidade operacional. São 50 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto, que empregam 400 colaboradores diretos e cerca de mil terceirizados.
Segundo Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, os investimentos em Mato Grosso do Sul serão focados apenas na base florestal, gerando mais de 500 empregos diretos, além dos já existentes.
No entanto, a empresa também deve acompanhar a relicitação da Malha Oeste, pois é um modal alternativo para o transporte da fábrica ao terminal de Pederneiras (SP).