ESGNotícias

Bracell implanta projeto inovador para uso sustentável da água

Após o uso no processo produtivo, a água é destinada ao sistema de tratamento de efluentes, realizado em três etapas

A Bracell tem investido em modelos inovadores em suas operações, alinhados ao seu compromisso com a sustentabilidade. Nesse sentido, a companhia desenvolveu um projeto para o uso consciente da água, com tratamento de efluente em três fases, se tornando a primeira empresa do setor a adotar a medida em São Paulo.

Como resultado, a fábrica que capta água do Rio Tietê, localizado a 22 quilômetros de Lençóis Paulista (SP), devolve cerca de 95% da água ao rio após o processo industrial, como efluente tratado.

Após o uso no processo produtivo, a água é destinada ao sistema de tratamento de efluentes, realizado em três etapas. A primeira remove as fibras, a segunda trata a matéria orgânica e a terceira filtra o efluente que, em seguida, é devolvido ao Rio Tietê.

“Nossa fábrica foi projetada para ter um dos menores consumos de água por tonelada de celulose produzida. Além disso, as estações de tratamento de água e tratamento de efluentes são as melhores da categoria com Primário, Secundário e Terciário clarificado para garantir que não seja apenas limpo, mas também sem coloração. A Bracell se destaca por ser sustentável e pelas inovações em várias frentes, ao buscar parâmetros até mesmo acima do que as leis ambientais exigem, como uso racional da água, tratamento terciário de efluentes e produção alternativa de energia elétrica, livre de combustíveis fósseis”, esclarece Alexandre Figueiredo, gerente sênior industrial da Bracell.

Além disso, a sistema de dispersão inteligente desenvolvido pela companhia colabora para um melhor resultado na redução da cor e faz com que a Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) nos efluentes seja a menor praticada em todo o setor. Ademais, para reduzir a quantidade de nutrientes nos efluentes, – que é sobrecarregada na região onde a empresa atua devido às atividades agrícolas da região –, foi desenvolvido um efluente com níveis de Sulfato e Nitrogênio muito baixos.

“Essas práticas sustentáveis se conectam com nossa filosofia de que tudo o que fazemos, deve ser bom para a comunidade, para o país, para o clima e para nossos clientes e, só assim, será bom para a empresa”, afirma Figueiredo.

Fonte
Bracell
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo