Alinhada aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, desenvolve projetos que impactam diretamente mulheres em diversas regiões do Brasil, promovendo empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão social.
No litoral norte da Bahia, o projeto Polinizadores está mudando a vida de comunidades quilombolas. Janete Neves, apicultora e líder comunitária da Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), tornou-se a primeira mulher do estado a se especializar em inseminação instrumental de abelhas, uma técnica inovadora que assegura a qualidade genética das colmeias.
“Esse aprendizado abriu um grande leque para a atividade, dando mais autonomia no desenvolvimento das abelhas e gerando renda para nossa comunidade”, destaca Janete. Além de produzir mel, ela promove a preservação ambiental e inspira outras mulheres a ingressarem na apicultura e meliponicultura – atividades tradicionalmente masculinas.
O projeto Dona Della, promovido pela Bracell, capacita mulheres para estruturar negócios, trazendo impacto social e sustentabilidade. Em Bauru, São Paulo, Michele Dias viu sua carreira de dermopigmentadora, especializada em reconstrução de aréolas mulheres mastectomizadas, ganhar novo fôlego após participar da iniciativa.
“Participar dessa iniciativa foi um divisor de águas na minha vida. A capacitação me deu ferramentas que aprimoraram meu trabalho, e, com isso, consegui impactar a vida de muitas mulheres em sua jornada de recuperação”, relata Michele, que aumentou seus atendimentos em 40% após a formação.
Em Água Clara, Mato Grosso do Sul, Doane Padilha, também com a ajuda do Dona Della, superou desafios pessoais e encontrou na costura uma oportunidade de empreendedorismo sustentável. “O projeto foi o impulso que eu precisava para retomar a costura. Por meio dele, percebi o valor de reaproveitar materiais e fazer uma moda consciente. Hoje, consigo realizar meu sonho de empreender”, compartilha Doane.
Essas histórias evidenciam a relevância de iniciativas que vão além de incentivar o empreendedorismo feminino, promovendo também inclusão social e sustentabilidade.
Para Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, a empresa está comprometida com um futuro de impacto social ainda mais significativo. “Nosso objetivo é que até 2030, pelo menos 60% dos projetos sociais que apoiamos sejam focados em negócios de impacto liderados por mulheres. Queremos ser parte ativa na construção de um ambiente onde as mulheres possam prosperar e serem protagonistas de suas histórias”, afirma.
UM FUTURO DE PROTAGONISMO FEMININO
A Bracell desenvolve diversos programas voltados ao desenvolvimento econômico e social, com foco no protagonismo feminino. Entre eles está o Dona Della, iniciativa que capacita mulheres em empreendedorismo, formalização e gestão de negócios. Em São Paulo, o programa é conduzido diretamente pela Bracell, enquanto no Mato Grosso do Sul ocorre em parceria com a MS Florestal, empresa integrante do Grupo Royal Golden Eagle (RGE). Os cursos oferecidos abrangem temas como práticas de mercado e sustentabilidade, promovendo aprendizado e crescimento para empreendedoras locais.
“O Dona Della é muito mais do que um curso, é uma jornada de autodescoberta e empoderamento para mulheres que têm em suas mãos o potencial de transformar o mercado e suas comunidades”, ressalta Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.
Outro destaque é o projeto Polinizadores, que fomenta o desenvolvimento sustentável e a geração de renda em comunidades quilombolas e rurais da Bahia. Com foco na apicultura e meliponicultura, a iniciativa também reforça a preservação ambiental e a valorização cultural dessas localidades. “Ao apoiar essas mulheres, estamos impulsionando mudanças culturais que valorizam o papel feminino e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, afirma Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell Nordeste, evidenciando o compromisso da empresa com iniciativas inclusivas e socialmente responsáveis em todas as suas áreas de atuação.
A Bracell também investe na inclusão feminina em setores como silvicultura e logística. Em 2023, lançou sua primeira turma exclusivamente feminina de silvicultura e, em parceria com o SENAI, desenvolveu um curso de operação de empilhadeiras voltado para mulheres.
“Essas iniciativas reafirmam o compromisso da Bracell com a equidade de gênero e o fomento a oportunidades para mulheres em todos os níveis de sua cadeia produtiva”, afirma Cíntia.