Na última semana, a cidade de Inhambupe, no litoral norte da Bahia, ganhou mais um novo espaço criado para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do território, o Centro de Treinamento Bracell Social. A inauguração do espaço, que tem capacidade para atender a 50 pessoas por dia, contou com a presença de lideranças comunitárias, representantes do poder público municipal de Inhambupe e de municípios vizinhos, além de parceiros estratégicos da empresa, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O centro de treinamento possui auditório, sala de reunião e cozinha industrial equipados para oferecer cursos e treinamentos teóricos e práticos de qualificação e formação. Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell na Bahia, destacou que a iniciativa é uma das muitas formas como a empresa materializa seu compromisso perene com o desenvolvimento das comunidades em sua área de influência. “Preparar as pessoas é contribuir para moldar o futuro da sociedade a partir de ações concretas hoje”, enfatizou.
“A companhia deseja crescer e sabe que seu crescimento não pode se dar como se estivéssemos isolados, em uma ilha, porque somos parte de uma região vibrante, repleta de talentos e de oportunidades. É nisso que acreditamos e é isso o que nos impulsiona a fortalecer nossa parceria com as comunidades da região onde atuamos por meio de ações como esta do centro de treinamento”, acrescentou o executivo.
O novo espaço oferecerá cursos variados, com foco em temáticas que fomentem e contribuam para o desenvolvimento territorial, como empreendedorismo coletivo e rural, associativismo e cooperativismo. Além disso, também irá focar, em especial, na formação culinária, com destaque para os cursos de confeitaria e panificação.
Segundo Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, a intenção é oferecer capacitação de qualidade para a comunidade por meio de grupos formados por parceiros estratégicos, órgãos dos poderes públicos e dos projetos sociais desenvolvidos pela própria Bracell. “Desejamos que cada pessoa que passe por aqui saia com uma bagagem maior, uma vivência melhor e, sobretudo, um desejo de levar adiante e compartilhar seus conhecimentos. Por isso, teremos os melhores parceiros técnicos atendendo conosco para fomentar oportunidades reais de desenvolvimento”, salientou.
O primeiro curso foi iniciado em 5 de setembro, logo após a cerimônia de inauguração, e foi voltado às lideranças comunitárias de Inhambupe e região, com o tema “Empreendedorismo Rural”. O conteúdo foi abordado pela consultora na área de Finanças, Empreendedorismo e Inovação do Sebrae, Mônica Fagundes Magalhães.