A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, em parceria com o Senai de Lençóis Paulista, está com inscrições abertas para o curso básico de Operador (a) de Máquinas Florestais.
O curso tem como parceiros a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Florestar, referências no setor e que contribuíram com a grade de conteúdos, tornando o aprendizado amplo com possibilidades de prospecção para o mercado profissional.
São 20 vagas disponíveis para o curso de qualificação profissional e as pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 15 de setembro, clicando neste link ou presencialmente, no Senai de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo.
Para participar do curso é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, C ou D e disponibilidade de estar presente nas aulas que acontecerão, no período noturno, na sede do Senai. Caso o número de interessados exceda as vagas disponíveis, haverá um processo seletivo. Ao todo serão 147 horas de aulas, durante três meses. O início do curso está previsto para 29 de setembro.
O objetivo do curso oferecido pela companhia é fortalecer a formação de mão de obra qualificada no setor florestal. Por isso, o aluno terá acesso aos fundamentos básicos da área, técnicas para operação dos maquinários florestais e a possibilidade de, ao final, treinar todo o aprendizado por meio de simuladores.
A Bracell tem como um de seus valores o compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Por meio do Bracell Learning Institute (BLI), a companhia tem investido em cursos de capacitação, viabilizados por meio de parcerias com escolas técnicas da região. “O diferencial deste curso disponibilizado pelo Senai com o apoio da Bracell e a contribuição da Ibá e Florestar é que, ao final, os alunos estarão aptos para trabalhar no setor, independente da empresa, aumentando deste modo a mão de obra qualificada na região e, claro, ampliando o leque de oportunidades de mercado para esses profissionais”, destacou Fernanda Kruse, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell.
A Ibá ressaltou que, em conjunto com outras entidades, principalmente as associações estaduais, Sistema S entre outras, está focada em discussões regionais para endereçar demandas específicas de cada estado com relação à mão de obra setorial. “O setor vem fazendo significativos investimentos nos últimos anos, tanto em expansão quanto na construção de novas fábricas e operações. Consequentemente, a demanda crescente por contingentes de profissionais, em diferentes áreas, é um dos maiores desafios. Nesse sentido, a Ibá vem promovendo inúmeras discussões para elaborar uma agenda setorial visando à formação e capacitação de mão de obra. O objetivo é buscar sinergias, fortalecer as iniciativas já existentes e, caso as empresas tenham interesse, apoiar a elaboração de um projeto mais estruturado de escopo setorial”, declarou Patrícia Machado, gerente de Políticas Florestais e Bioeconomia da Ibá.