ESGNotícias

Bracell recebe jovens de 25 países para explorar biodiversidade em visita noturna na RPPN Lontra

Área de conservação reconhecida pela UNESCO acolhe participantes do Fórum IberoMaB em iniciativa de sensibilização ambiental

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, área de conservação da Bracell e reconhecida como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), recebeu na noite de segunda-feira, 4, integrantes do III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal (IberoMaB). A visita noturna, chamada de night watch, proporcionou aos participantes uma experiência para observar a biodiversidade local em seu ambiente natural.

“Os visitantes puderam ter uma experiência diferente ao visitar a RPPN Lontra, no período noturno, para o avistamento de animais silvestres, o que chamamos de night watch. Durante a visita, eles entraram na floresta, viram os animais e o comportamento deles à noite, quando se sentem mais livres para caminhar e se alimentar. Além disso, os jovens observaram como as equipes da empresa fazem o monitoramento das espécies e da biodiversidade”, destacou o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell.

Localizada entre os municípios de Entre Rios (BA) e Itanagra (BA), a RPPN Lontra é a maior unidade de Mata Atlântica do Litoral Norte, abrangendo 1.377 hectares, equivalentes a 1.377 campos de futebol. Reconhecida pela UNESCO em 2018 e novamente em 2022, a reserva é fundamental para a pesquisa de fauna e flora, abrigando espécies ameaçadas, como a surucucu pico-de-jaca e a palmeira-juçara. Além disso, é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) pelo Governo da Bahia, oferecendo refúgio e espaço de soltura para espécies ameaçadas.

O III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera, realizado até 7 de novembro na Costa dos Coqueiros, Litoral Norte da Bahia, promoveu o diálogo entre representantes dos 25 países membros, incentivando a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade e conservação da biodiversidade.

Fonte
Gazeta de Pinheiros
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo