A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, área de conservação da Bracell e reconhecida como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), recebeu na noite de segunda-feira, 4, integrantes do III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal (IberoMaB). A visita noturna, chamada de night watch, proporcionou aos participantes uma experiência para observar a biodiversidade local em seu ambiente natural.
“Os visitantes puderam ter uma experiência diferente ao visitar a RPPN Lontra, no período noturno, para o avistamento de animais silvestres, o que chamamos de night watch. Durante a visita, eles entraram na floresta, viram os animais e o comportamento deles à noite, quando se sentem mais livres para caminhar e se alimentar. Além disso, os jovens observaram como as equipes da empresa fazem o monitoramento das espécies e da biodiversidade”, destacou o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell.
Localizada entre os municípios de Entre Rios (BA) e Itanagra (BA), a RPPN Lontra é a maior unidade de Mata Atlântica do Litoral Norte, abrangendo 1.377 hectares, equivalentes a 1.377 campos de futebol. Reconhecida pela UNESCO em 2018 e novamente em 2022, a reserva é fundamental para a pesquisa de fauna e flora, abrigando espécies ameaçadas, como a surucucu pico-de-jaca e a palmeira-juçara. Além disso, é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) pelo Governo da Bahia, oferecendo refúgio e espaço de soltura para espécies ameaçadas.
O III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera, realizado até 7 de novembro na Costa dos Coqueiros, Litoral Norte da Bahia, promoveu o diálogo entre representantes dos 25 países membros, incentivando a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade e conservação da biodiversidade.