A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, tem como premissa colaborar com as comunidades onde atuam suas operações. Isso se estende também na prevenção e combate à incêndios florestais, sendo pioneira no setor com a implantação de uma central de monitoramento com uso de tecnologia de ponta.
Com uma estrutura robusta, a empresa conta com capacitação da equipe, equipamentos, central de monitoramento com 17 câmeras 360 graus instaladas em sua base florestal e um canal 24 horas para receber informações da comunidade sobre focos de incêndio em áreas de eucalipto.
As ações integradas da companhia têm gerado bons resultados. Em 2022, a Bracell obteve uma significativa redução no total de áreas afetadas pelos incêndios florestais, em comparação aos anos anteriores.
A Central Integrada de Monitoramento, inaugurada no ano passado, é composta por equipes estrategicamente distribuídas em toda a base florestal da empresa no estado de São Paulo, cobrindo cerca de 90% da área de atuação.
As equipes de combate a incêndios da Bracell recebem um treinamento de 40 horas focado exclusivamente em incêndios florestais, o que permite uma atuação mais efetiva em caso de ocorrências.
Além disso, a infraestrutura para as ações de combate inclui pick-ups equipadas com kits de combate rápido, caminhões pipa, sopradores, motosserras, abafadores e o apoio de um helicóptero, quando necessário.
A integração entre as equipes da brigada de incêndio e segurança patrimonial é apontada como essencial para o sucesso das ações de prevenção e combate às chamas. Além disso, a empresa também possui o programa “Amigos da Floresta”, que contempla as equipes de combate à incêndios, relacionamento com a comunidade e segurança patrimonial. Esses times realizam também a divulgação dos contatos da Bracell às comunidades e promovem a conscientização sobre os riscos de incêndio. O programa ainda conta com ações contra vandalismo, furto de madeira, caça e pesca ilegal.
A Campanha “Amigos da Floresta” fornece orientações e visa mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos que leve a prevenção de focos de incêndio. Além de crime ambiental, jogar bitucas de cigarro às margens das estradas, usar fogo para limpeza de terrenos, soltar balões, fazer fogueiras e acender velas nas matas são hábitos que podem provocar grandes incêndios que são de grande perigo para fauna e flora, além de toda a comunidade ao redor.
Alex Mário Oliveira Almeida, gerente de Prevenção e Combate a Incêndio na Bracell, juntamente com sua equipe de coordenadores e supervisores destacam a sinergia entre os times.
“Nosso foco é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos negócios em parceria com as comunidades e órgãos públicos, pois só assim teremos efetividade nas nossas ações. A nossa prioridade é a vida! Ter o apoio da comunidade nessa missão é muito importante. No combate às chamas, o tempo é algo essencial: quanto mais cedo soubermos da ocorrência, maior as chances de reduzir os impactos do incêndio”, destacou a equipe de prevenção e combate e incêndios florestais.
A comunidade desempenha um papel fundamental, colaborando na prevenção e relatando focos em áreas de plantio de eucalipto ou mata nativas por meio de um número gratuito de atendimento 24 horas.
Para comunicar sobre focos de incêndio, ligue para: 0800 709 1490 ou envie mensagens para (14) 99652-2565.