FlorestasNotícias

Brasil Agroflorestal debate novas tecnologias para sustentabilidade e competitividade

O evento irá reunir produtores rurais, empresas e profissionais do agronegócio, com a participação da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal e da Veracel Celulose

Entre 21 e 23 de setembro acontece o evento Brasil Agroflorestal – Fórum da Cadeia Produtiva Agroflorestal da Região Sul e Extremo Sul da Bahia, em Eunápolis (BA). O evento irá reunir produtores rurais, empresas e profissionais do agronegócio, com a participação da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) e patrocínio da Veracel Celulose.

O Brasil Agroflorestal é o primeiro evento regional relevante para a silvicultura pós-pandemia. O encontro vai apresentar novas tecnologias e avanços no manejo para enfrentar as mudanças climáticas e melhorar a competitividade. Também será uma oportunidade para os produtores rurais do Sul da Bahia fazerem negócios.

Nesta quarta-feira, dia 21, o diretor-presidente da Veracel, Caio Zanardo, ministrará a palestra “Parcerias de valor, futuros de sucesso”. Já no dia 22, na quinta-feira, Wilson Andrade, diretor executivo da Abaf, realiza a palestra “Plantar Para Não Faltar – Plano Bahia Florestal 2023-2033”. Também neste dia o gerente de Negócios e Administração de Terras na Veracel Celulose, José Henrique do Nascimento Junior, apresenta “Dinheiro em árvore? Plantar eucalipto é um bom negócio”.

“Nossa proposta está sendo feita nos moldes dos estudos que alguns estados brasileiros já fizeram, a exemplo do Mato Grosso do Sul (MS) que, em 10 anos, passou de 300 mil hectares de florestas plantadas para 1,3 milhão e acaba de lançar novo planejamento para os próximos 10 anos”, explica Wilson Andrade.

Já no dia 23, sexta-feira, será dedicado a atividades de campo em área da Veracel, com os produtores participantes do evento. “É um evento de produtor rural para produtor rural, e a Veracel se engajou nessa iniciativa como patrocinadora, palestrante e âncora. Além de compartilhar conhecimento, debater tendências e desafios do setor, vamos reencontrar centenas de parceiros florestais depois de três anos sem atividades presenciais”, diz Caio Zanardo.

A Abaf também estará divulgando o Programa Ambiente Florestal Sustentável (Pafs), uma parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adab). No estande, o público poderá conferir o trabalho de educação ambiental do programa junto às comunidades rurais e estudantes do Sul e Extremo Sul da Bahia.

De acordo com o diretor executivo da Abaf, o objetivo do Plano Bahia Florestal 2023-2033 é a atração de novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no estado.
Para Andrade, essa discussão é oportuna no momento em que cresce a demanda por madeira no Brasil e no mundo.

“Vale reforçar que a Ibá contabiliza investimentos de R$ 60 bilhões no setor, nos próximos três anos. É preciso que a Bahia esteja preparada para atrair parte desses novos investimentos, seja em ampliações ou novas indústrias. Com isso, poderemos atender a crescente demanda por produtos de madeira, gerando ainda, principalmente no interior, mais empregos qualificados, capacitações, tecnologia, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância”, conclui o executivo.

O evento será transmitido on-line e a inscrição é gratuita no site.

Fonte
VeracelAbaf
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo