
O Ministério dos Recursos Naturais do Canadá publicou um relatório sobre o estado social, econômico e ambiental das florestas e do setor florestal do país. No documento, a entidade destaca a diversidade das florestas, o manejo sustentável que sustenta sua resiliência e a gama de benefícios que a base florestal oferece.
O Canadá possui 9% das florestas do mundo, cerca de 90% das quais são de propriedade pública, e quando colhidas, devem ser regeneradas, promovendo a sustentabilidade a longo prazo. As florestas canadenses também fornecem habitat de reprodução para uma grande variedade de espécies cuja biodiversidade incentiva a resiliência do ecossistema florestal.
Conforme as novas medições do Inventário Florestal Nacional do Canadá estão fornecendo dados mais precisos e detalhados sobre a composição, estrutura e evolução das florestas, é possível tomar melhores decisões de manejo sustentável.
Além disso, à medida que os incêndios e as espécies invasoras aumentam, também aumentam as táticas de mitigação. A colaboração internacional no combate a queimadas e na pesquisa científica sobre incêndios florestais ajuda os ecossistemas e as comunidades a se prepararem ou se adaptarem a esse tipo de situação.
Outro ponto a ser ressaltado é o fato de iniciativas como conservação, proteção e restauração de florestas também combaterem os impactos das mudanças climáticas. A colaboração com os Povos Indígenas é essencial para esta administração.
O Canadá pretende designar 25% de sua terra como espaço protegido até 2025 e 30% até 2030. É uma meta ambiciosa, destacando o valor da biodiversidade para a saúde florestal a longo prazo.
Em 2021, o setor florestal do Canadá empregou diretamente 205.365 pessoas, um aumento de 10% em relação a 2020; e contribuiu com US$ 34,8 bilhões para o PIB nominal do país.
Para obter mais informações, leia o relatório completo aqui.