Celulose lidera exportações de Mato Grosso do Sul entre janeiro e agosto de 2025
Produto respondeu por 29,9% das vendas externas do estado, à frente da soja e da carne bovina
As exportações de Mato Grosso do Sul somaram R$ 39,1 bilhões entre janeiro e agosto de 2025, alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O saldo da balança comercial foi de R$ 29,9 bilhões, crescimento de 8,4% na comparação anual.
A celulose liderou a pauta exportadora, com 29,9% das vendas totais, superando a soja em grão (27,2%) e a carne bovina fresca (15,1%). O desempenho do setor consolidou o papel da commodity como principal produto na balança estadual, reforçando a relevância da indústria de base florestal no estado.
Apesar do resultado positivo, em agosto houve retração de 92% nos embarques de celulose para os Estados Unidos, reflexo direto das tarifas de 50% impostas pelo país. Ainda assim, o crescimento acumulado foi sustentado pela diversificação de destinos e pelo aumento das vendas para a Ásia e a Europa.
No mesmo período, outros segmentos também apresentaram alta, como o minério de ferro (+32,8%) e resíduos vegetais, sucatas e desperdícios (+806%). As importações caíram 10,8%, totalizando R$ 9 bilhões, com destaque para a redução das compras de gás natural, que ainda representou um terço do total.
A China permaneceu como principal destino das exportações sul-mato-grossenses, com 46,7% do total, seguida por Estados Unidos (5,4%), Itália (3,8%) e Argentina (3,5%). Pelos portos, Santos (SP) concentrou 39,2% das vendas externas do estado, Paranaguá (PR) 32,6% e São Francisco do Sul (SC) 11,6%.












