Todo o público de interesse da Cenibra agora pode ter acesso detalhado às práticas sustentáveis da empresa relativas ao ano passado. Foi divulgado o Relatório de Sustentabilidade 2023, documento que apresenta as ações de destaque da empresa, nos pilares ambiental, social, de governança, econômico e inovação.
Nesta edição, as informações do Relatório de Sustentabilidade estão organizadas com base no BioSustentação, o planejamento estratégico da Cenibra que reúne os temas materiais, compromissos e metas para curto, médio e longo prazo.
Para os diretores da empresa, o BioSustentação marca o início de mais um ciclo da história da companhia e é maior conquista de 2023. “Com o BioSustentação, a Cenibra traz novas diretrizes estratégicas e estabelece a visão de se tornar uma força transformadora por meio de práticas sustentáveis – relevantes não só para nós, mas para o mundo –, tornando-se um exemplo no mercado”, diz a nota da diretoria.
Entre os marcos destacados no documento, estão: o projeto de modernização da linha de fibras na fábrica, em Belo Oriente; a transformação digital para áreas da logística, do compliance e da gestão de pessoas; o novo procedimento de diagnóstico socioambiental; e a reestruturação do processo de Gestão de Riscos.
Segundo Sandro Morais Santos, assessor de Sustentabilidade da Cenibra, o BioSustentação foi muito além da criação de novas metas. “Para dar mais solidez ao nosso plano, reestruturamos também alguns dos próprios processos da Cenibra. E foi nessa reestruturação, no processo de olhar para dentro e questionar como podemos ser melhores e mais relevantes, que nós fortalecemos o nosso compromisso com a vida”, explica.
Elaborado anualmente de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e verificado por auditoria independente, com o objetivo de garantir a transparência e a confiabilidade dos dados, o Relatório de Sustentabilidade 2023 está disponível neste link.
Alguns dos destaques incluem:
- Em suas áreas, a Cenibra possui 4,5 mil nascentes mapeadas e conservadas na Bacia do Rio Doce;
- A empresa fomenta a economia estadual, com mais de R$ 1,98 bilhão gastos com fornecedores locais;
- Em 2023, a Cenibra recebeu zero denúncias ou processos judiciais públicos relacionados à concorrência desleal e à corrupção;
- Foram um 1,143 milhão de toneladas de celulose comercializadas;
- O projeto de modernização do parque industrial teve importantes avanços, com novos picadores de madeira, nova planta de branqueamento e nova planta de lavagem marrom.