Celulose no BrasilCHTNotícias

CHT oferece controle sustentável de stickies na fabricação de papel

A companhia realiza o controle ecológico dos stickies no processo industrial, sempre priorizando a saúde do meio ambiente

Tecnologia e sustentabilidade fazem parte do DNA da CHT. O desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que promovam impactos positivos, otimizem processos e minimizem o uso de recursos naturais faz parte dos valores e princípios estratégicos da empresa. Com um amplo portfólio de química inteligente e sustentável para a produção de papel e celulose, a CHT se desafia constantemente a se superar, trazendo inovação para atender às mais altas exigências do mercado.

Como uma alternativa ao plástico, o papel vem se tornando uma opção mais sustentável para diversos segmentos e, assim, são os inúmeros desafios dentro do processo industrial de papel. Um exemplo são os “stickies”, substâncias pegajosas e/ou precipitados do meio aquoso que se depositam na máquina de papel, cilindros, rolos ou tela secadora e, em certos estágios da fabricação do papel, interferem na qualidade e no seu valor de venda.

Essas substâncias reduzem a eficácia da máquina de papel, levando a perdas na produção, afetando negativamente a vida média de telas e feltros. Além de prejudicarem a aparência do papel, causam efeitos adversos durante seu uso e sua conversão.

Pensando nisso, a CHT faz o controle sustentável dos stickies no processo industrial, sempre priorizando a saúde do meio ambiente. Assim, as três formas do controle ecológico dos stickies, a Dispersão, Adsorção e Detackficação, evitam geração de resíduos e retrabalho, o que, consequentemente, reduz o consumo de energia.

Conheça os tipos de controle de stickies da CHT:

1- Dispersão

É a forma mais comum de fazer o controle de stickies em máquinas de papel de embalagem com matéria-prima OCC. Tem como característica principal dispersar ou atomizar as partículas de stickies primários, quando usados no início do processo (ex: pulper) e/ou dispersar os stickies secundários, quando usados no circuito de aproximação.

2- Adsorção

A adsorção é feita por meio de minerais como talco (silicato de magnésio) ou bentonita (silicato de alumínio), que funcionam como aglomerantes dos stickies e possibilitam sua remoção em estágios de depuração da polpa. Com a aglomeração causada pela bentonita, por exemplo, é possível aumentar a tamanho dos microstickies, que podem ser assim removidos ao longo do processo.

3- Detackficação

Emprestando o termo do inglês, detackficar é remover o poder de grudar dos stickies secundários presentes no circuito de aproximação da máquina de papel e, assim, não permitir que se agrupem e se precipitem.

Os stickies podem ser divididos em primários e secundários: os primários estão presentes desde o início da polpa desintegrada que podem surgir com a limpeza e proteção insuficientes dos maquinários; já os secundários aparecem devido à reaglomeração de coloides ou químicos dissolvidos de adesivos, tais como: películas coloridas, ligantes, aditivos de parte úmida e todos os químicos usados durante a fabricação de papel, impressão ou conversão.

SOLUÇÕES COMPLETAS

A CHT conta com laboratórios analíticos e um time de especialistas com foco em oferecer um amplo serviço técnico de acordo com a necessidade de cada cliente.

As soluções CHT para controle de stickies promovem os seguintes benefícios:

  • Aumento da produtividade
  • Melhor qualidade do papel, prevenindo furos e manchas
  • Rendimento máximo das fibras
  • Aumento no tempo de vida das vestimentas
  • Menos quebras

Conheça mais sobre as soluções CHT pelo link.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo