“O que não é medido não pode ser melhorado”. Essa frase, frequentemente atribuída ao estrategista Peter Drucker, sintetiza parte importante do objetivo perseguido pela inédita estratégia de Natureza, Conservação e Biodiversidade assumida pelo Grupo CMPC.
Como destaca o CEO, Francisco Ruiz-Tagle, “ao longo de sua história, a companhia foi somando hectares de patrimônio dedicados à conservação e lidera processos bem-sucedidos de restauração da vegetação nativa. No entanto, com esta estratégia renovada, o que estamos fazendo é posicionar esta atividade como um dos pilares de negócio da CMPC”.
Atualmente, o grupo conta com 402 mil hectares de conservação e proteção, incluindo áreas de alto valor de flora e fauna, dos quais mais da metade está no Brasil (210 mil hectares). O restante fica localizado no Chile (mais de 170 mil hectares) e na Argentina (20 mil hectares).
Em seus compromissos ambientais, a CMPC desenvolve uma iniciativa desde 2019 para aumentar sua área de conservação em 100 mil hectares. Essas metas ambientais têm servido de estímulo ao interesse de investidores internacionais em ações que favoreçam o cuidado ambiental e a recuperação da biodiversidade.
“Somos uma empresa que produz produtos ecológicos a partir de soluções naturais que vêm de florestas plantadas, renováveis e sustentáveis. Por isso, dependemos do meio ambiente e nos preocupamos com sua proteção”, explica Ruiz-Tagle.