Celulose no BrasilNotícias

Com 3,658 milhões de toneladas, Porto do Itaqui bate recorde de movimentação de cargas

Em outubro, o porto registou o melhor mês de movimentação de cargas da sua história, com destaque para a celulose

Em outubro de 2023, o Porto do Itaqui (MA) registou o melhor mês de movimentação de cargas de sua história, com um total de 3,658 milhões de toneladas de produtos, um aumento de 16% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e 19% acima do esperado para o período neste ano.

Dentre os principais produtos movimentados no porto, destaca-se a celulose, que alcançou 30% acima do que foi planejado. Durante o mês de outubro, também ocorreu a maior movimentação mensal de granéis sólidos totais, com 2,832 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2023, mais de 31,2 milhões de toneladas foram movimentadas em Itaqui, um crescimento de 7% na comparação com o mesmo período de 2022.

“Esse crescimento é fruto do trabalho conjunto da Emap com os operadores portuários e os investidores que acreditam no Maranhão. Estamos trabalhando para consolidar o Porto do Itaqui como um dos mais importantes hubs logísticos na região e no país. Temos uma infraestrutura moderna e eficiente, que nos permite movimentar grandes volumes de mercadorias de forma segura e ágil”, relatou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.

Ainda segundo Lins, “o crescimento da movimentação do Porto do Itaqui é um reflexo da retomada da economia brasileira e da consolidação do Maranhão como um importante polo de produção de commodities agrícolas, principalmente pelo trabalho do governo em atrair investimentos”.

Nas últimas safras – de 2022 e 2023 – o Maranhão ficou entre os 10 primeiros estados com maior índice  de produção de grãos do Brasil, além de se consolidar como uma importante conexão para a região Arco Norte, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Com os resultados obtidos, o Porto do Itaqui, reforça seu posicionamento como um dos mais importantes portos públicos do Norte e Nordeste do Brasil. O sucesso pode ser atribuído a diversos fatores, como a localização estratégica que desempenha um papel considerado fundamental, permitindo que o porto atenda demandas de uma grande área, abrangendo os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, sua infraestrutura moderna e eficiente permite que o transporte de grandes volumes de carga seja feito de forma segura e ágil.

Atualmente, o Porto do Itaqui conta com um conjunto de nove berços de atracação e profundidades que variam entre 12 e 19 metros, com capacidade de receber embarcações de grande porte. Sua integração multimodal é considerada uma das maiores vantagens, pois o conecta a importantes redes de ferrovias e rodovias.

Além disso, essa interligação facilita bastante o transporte de mercadorias entre o porto e o interior do Brasil, o que contribui para ampliação da sua capacidade de atender a uma grande quantidade de clientes.

Fonte
Jornal PequenoGoverno do Maranhão
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo