No processo de produção de celulose ou papel, a etapa de formação da folha é responsável pela retirada de 95% a 97% de água da suspensão. Estima-se que o custo associado ao aumento de teor seco neste estágio seja em torno de 10% do custo total da secagem. Já a ação mecânica na região de prensagem remove cerca de 2% a 4% da água, o que representa cerca de 12% do custo total. Nesse contexto, a etapa de secagem consome cerca de 78% do custo para remover apenas 1% da água original da suspensão e enquadrar o teor seco da folha na especificação do produto.
Diante desse cenário, a Contech Produtos Biodegradáveis desenvolveu uma solução viável para acelerar a drenagem das suspensões de celulose em máquinas secadoras de alta ou baixa velocidade. A solução possibilita a redução do consumo de vapor na secaria, mantendo a velocidade e a produção horária da máquina, ou ainda pode aproveitar a elevação no teor seco na entrada da secaria para aumentar a velocidade da máquina, garantindo o consumo de vapor fixo.
Com aplicações ainda sendo exploradas – uma já consolidada e outras em andamento – a solução de Auxiliar de Drenagem para Secadoras de Celulose promove economias e melhorias de produtividade, tendo em vista que qualquer ganho no teor seco antes da secaria pode proporcionar ganhos significativos de custo, produção ou velocidade.
Em resumo, o ganho de 1% no teor seco antes da secaria corresponde a uma redução de cerca de 4,5% no consumo de vapor ou seu equivalente em ganho de velocidade/produção de máquina. Nas máquinas de papel, a natureza do material desenvolvido como Auxiliar de Drenagem pode concorrer com outros aditivos usados no processo, mas na produção de celulose kraft, a interação do material com a polpa é específica e bastante intensa. A aplicação consolidada do material proporcionou relação custo/benefício bastante favorável, com ganho de velocidade de máquina acima de 5%.
Dessa forma, o cálculo do retorno – tendo em vista apenas a margem de contribuição da celulose acabada – proporcionou ganho acima do esperado, representando uma economia acima das expectativas.
Vale ressaltar também os efeitos complementares proporcionados pela interação do produto com a fibra. Por se tratar de um produto de natureza catiônica, a interação com a fibra traz uma redução da carga iônica da fibra com consequente aumento da interação fibra/fibra, culminando no aumento da resistência mecânica da folha.
Além disso, a solução trata-se de um material orgânico e com utilização corriqueira em outros tipos de processos que exigem certificações relacionadas ao uso pessoal ou para alimentos, se enquadrando nas condições restritivas impostas pela maioria dos produtores de artigos em que a celulose é empregada – fluff, tissue e outros.
A inclusão dessa classe de materiais no portfólio da Contech a coloca em evidência num significativo grupo de fornecedores de insumos que têm empregado muitos esforços para desenvolver materiais voltados à redução do custo do processo de produção da celulose ou da possibilidade de aumentar a produção das máquinas sem a necessidade de investimentos vultosos em infraestrutura.
Para saber mais, acesse o site: https://www.contechbrasil.com/.