“É preciso manter o foco em nossa estratégia de crescimento”, diz executivo da Bracell Bahia
Segundo o diretor-geral Guilherme Araújo, a companhia tem cumprido seu planejamento estratégico e investido nas operações florestais, industriais e logísticas de modo a ampliar sua participação no mercado
Segundo o diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo, em entrevista ao Bahia Econômica, a companhia deve enfrentar desafios similares aos de outras empresas de grande porte devido à instabilidade internacional gerada pelas guerras entre Rússia e Ucrânia e no Oriente Médio. “É preciso ter um olho lá e outro aqui para manter o foco em nossa estratégia de crescimento sem perder de vista os riscos impostos pelas crises em outras regiões. Falando especificamente da atuação na Bahia, a Bracell tem cumprido seu planejamento estratégico e investido nas operações florestais, industriais e logísticas de modo a ampliar sua participação no mercado”, afirmou.
Para o executivo, o desempenho geral da Bracell nos últimos anos tem sido animador, com resultados interessantes em todos os níveis das atividades. “Nossos desafios seguem sendo desenvolver novos produtos, nos qualificar para atender a mais clientes e novos segmentos, modernizar as instalações, reduzir custos, atrair e reter talentos e fortalecer nossos processos de gestão, liderança e desenvolvimento de pessoas. Isso, claro, comprometidos com o desenvolvimento social e ambiental de nossas regiões alinhado com as metas e compromissos do Bracell 2030, que focam em ações de sustentabilidade para a construção de um legado sustentável em pilares importantes, como clima, biodiversidade, pessoas e comunidades”, explicou Araújo.
Ainda segundo o diretor, em 2024, o segmento de celulose no país tem demonstrado sua vitalidade com o anúncio de novos empreendimentos de celulose e papel e isso deve contribuir diretamente com movimentações da economia local e nacional.
“Cada nova indústria impulsiona e agrega a necessidade de dezenas de outros negócios de médio e pequenos portes para dar suporte às suas respectivas regiões. Então, o cenário é bastante positivo, apesar dos atuais conflitos internacionais. Por isso, olhamos para o futuro com otimismo e conscientes, no caso da Bracell, da necessidade de fazer a diferença em cada detalhe para nos distinguirmos no mercado cada vez mais competitivo”, comentou o executivo.
CULTIVO DE EUCALIPTO EM 2024
De acordo com Araújo, as condições climáticas atuais têm sido objeto de atenção ainda maior, não apenas pelas possíveis interferências no ambiente e, por consequência, no desenvolvimento dos plantios de eucalipto, mas, também, por aumentarem consideravelmente os riscos de incêndios florestais.
Contudo, mesmo com o aumento de áreas afetadas pelo fogo em 2023 – em relação aos anos anteriores – o ritmo de abastecimento da fábrica com madeira não foi afetado. No entanto, as mudanças climáticas podem oferecer outros desafios ainda maiores, como o surgimento de pragas e doenças nas plantas com grande potencial de impacto para as operações no médio e longo prazo, relata o executivo.
Nesse sentido, a Bracell tem investido em pesquisa e desenvolvimento florestal em suas unidades, com o objetivo de se preparar com antecedência para cenários menos favoráveis e, dessa forma, assegurar a sustentabilidade de suas operações.
GESTÃO ESG
A Bracell é um importante player do setor de base florestal no Brasil e com grande relevância para o estado da Bahia. Para o diretor-geral, esse posicionamento foi conquistado não apenas pelo volume e qualidade dos produtos que a companhia entrega, mas pela responsabilidade com os processos internos e o modo sustentável como se relacionam com o meio ambiente e as comunidades vizinhas. “Esse modelo de gestão fortemente amparado pelo compromisso com a melhoria contínua e com o equilíbrio entre aspectos econômicos, ambientais e sociais do negócio foi, sem dúvida, um norteador fundamental para chegarmos até aqui”, comenta.
Segundo Araújo, a Bracell trabalha ajustando o foco de todas as suas operações para que, agindo localmente com atenção a cada detalhe, possa fazer a diferença globalmente para o meio ambiente e as pessoas. “Formamos parcerias com governos e instituições da maior relevância em iniciativas como o Compromisso Um-para-Um, por meio do qual vamos igualar o total de hectares de plantio de eucalipto com o de vegetação nativa preservada, inclusive em áreas públicas”, comenta.
Por meio do seu projeto Bracell Social, a empresa afirma tem feito a diferença em programas voltados à educação, empreendedorismo e bem-estar das comunidades. “Internamente, nossos valores fundamentais são sistematicamente abordados e já foram incorporados à rotina na tomada de decisões. Tudo isso leva em conta a filosofia de que o negócio da Bracell deve ser bom para a comunidade, o país, o clima e o cliente, pois, só assim, será bom para a própria empresa”, conclui Araújo.