Eldorado completa primeira transação entre Brasil e China utilizando moeda local
A transferência abre caminho para uma nova era no comércio bilateral
O comércio bilateral entre China e Brasil alcançou um novo marco histórico com a primeira transação completa em moeda local (renminbi) para uma empresa brasileira. Ocorrida em 28 de setembro, a transferência abre caminho para uma nova era no comércio bilateral, permitindo que empresas brasileiras descontassem cartas de crédito na moeda chinesa e convertendo instantaneamente para o real brasileiro.
Esse negócio entre os países é resultado de esforços conjuntos do Banco da China Brasil, empresas brasileiras e autoridades governamentais, a fim de fortalecer laços comerciais e promover o uso de suas moedas locais no comércio internacional.
Nesse sentido, a companhia brasileira responsável pelo pioneirismo nesse tipo de acordo é a Eldorado Brasil Celulose, uma das principais e mais competitivas empresas do setor. Em agosto deste ano, a empresa aceitou a proposta de um importador chinês de Xiamen para usar o renminbi como moeda de contrato, com o Banco da China Brasil atuando como o banco recebedor.
Em setembro, a empresa realizou a primeira exportação de celulose em renminbi, concluindo a transação com sucesso. O ciclo completo de operações em renminbi, desde a precificação dos bens até a conversão direta do renminbi para o real, proporcionou uma solução abrangente de liquidação na moeda chinesa para exportadores brasileiros.