FlorestaNotícias

Eldorado testa solução de conectividade para máquinas florestais

Em parceria com uma startup, a companhia busca acelerar a coleta de dados nas operações de grandes áreas de cultivo de árvores

A Eldorado Brasil, em parceria com a startup Aiko, anunciou o desenvolvimento de um projeto para conectividade das máquinas das áreas florestais da companhia, com mais de 260 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto em Mato Grosso do Sul. “Trata-se de uma solução inovadora, extremamente benéfica e de custo acessível”, afirnou Rafael Pereira, CEO da Aiko.

Segundo a pesquisa “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura”, de 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país possui uma área estimada em 9,5 milhões de hectares de florestas plantadas, dos quais 7,3 milhões de hectares são de eucalipto e 1,8 milhão de pinus. Nesse sentido, dentro dessas áreas há uma deficiência de conectividade, tornando a coleta de dados para áreas florestais um desafio na operação de grandes trechos.

Assim, a tecnologia que está sendo desenvolvida para a Eldorado é composta por uma estrutura móvel, que possui uma antena de rede via satélite da Starlink, além de alimentação por bateria ou energia solar, e dispositivos Wi-Fi industriais, que amplificam o sinal para os dispositivos que estão próximos da torre de comunicação. “Dessa forma, as máquinas se comunicam com a torre via Wi-Fi e enviam para o servidor todos os dados processados por aquele computador de bordo, de maneira instantânea, via satélite”, explicou Pereira.

O protótipo está em fase de testes e segue medindo o índice e a qualidade da conectividade das máquinas para descarga de informações e os possíveis ganhos técnicos e financeiros da operação. Segundo Vinícius Sousa, um dos gestores do projeto da Aiko, a expectativa é reduzir o tempo de recepção dos dados no servidor e o tempo da equipe operacional de coleta. “Temos como objetivo o desenvolvimento de uma rede proprietária”, concluiu Sousa.

Fonte
Forbes Brasil
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo