ESGNotícias

Em seu Relatório de Sustentabilidade, Eldorado destaca avanços na agenda ESG

O documento reúne as informações da companhia nas áreas ambiental, social e de governança, além dos resultados e principais destaques do ano de 2021

A Eldorado Brasil divulgou seu mais recente Relatório de Sustentabilidade, que reúne todas as informações da companhia nas áreas ambiental, social e de governança (ESG), além dos resultados e principais destaques do ano de 2021. No documento, a fabricante também destaca a importância dos investimentos que tem feito no Mato Grosso do Sul, principalmente na região onde estão concentradas suas operações.

“Temos no nosso DNA o mais absoluto compromisso com as melhores práticas, sob uma perspectiva ESG, como podemos demonstrar, com máxima transparência, nesse relatório. É uma satisfação mostrar aos nossos colaboradores, fornecedores, clientes e ao conjunto da sociedade como implementamos, na prática, esses valores, que estão completamente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas, de que somos signatários”, explica Carmine De Siervi Neto, diretor presidente da Eldorado Brasil.

No ano passado, a Eldorado Brasil produziu volume recorde de celulose, gerando energia elétrica a partir de fonte renovável por meio de todo o resíduo do eucalipto – tecnologia inédita no país. Atualmente, 96% da energia consumida na operação da fábrica provém de fontes renováveis.

Mesmo diante dos desafios da pandemia, a Eldorado aumentou seu quadro de colaboradores em 14,4% e manteve uma série de iniciativas para apoiar o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Na área de inovação, implantou recentemente a assistente virtual Íris, administrada por inteligência artificial, que orienta os condutores da frota a tomarem decisões – o resultado vem sendo positivo, já que nenhum acidente com afastamento foi registrado durante o ano.

Na área de gestão ambiental, ao longo de toda a cadeia produtiva, há uma série de investimentos em soluções e boas práticas agrícolas para mostrar que meio ambiente e agronegócio podem andar lado a lado.

“A empresa se compromete com a conservação da biodiversidade nas suas áreas de atuação. Os indicadores ambientais são monitorados sistematicamente, para que a companhia se torne cada vez mais eficiente”, explica Fábio de Paula, gerente de Sustentabilidade da Eldorado.

A companhia controla mais de 116 mil hectares de áreas de conservação ambiental, equivalente a 30% do total de suas áreas de atuação, e informa no relatório a recuperação de 25 a 32% de áreas degradadas antes do cultivo de eucalipto.

RECORDE DE PRODUÇÃO

No ano passado, a Eldorado atingiu a produção de 1,77 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. O volume produzido no ano superou em 18% a capacidade nominal da fábrica, de 1,5 milhão de toneladas, graças a investimentos em tecnologia, fitossanidade, combate aos incêndios florestais etc.

A eficiência operacional da companhia, medida por meio do máximo ritmo sustentável (MSR) sobre a média de produção, ficou em 93,6% em 2021, a maior desde a partida da fábricaParte desse aumento ocorre devido à automatização de processos da fábrica, usando a Indústria 4.0 e a inteligência artificial.

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

A Eldorado também vem apostando em ações de combate aos incêndios florestais como forma de reduzir danos nas áreas da fábrica e adjacentes. “Em 2021, houve uma redução de 90% na área afetada, em comparação ao ano anterior. Na esfera preventiva, foram ministrados treinamentos de incêndio florestal à população em geral, como parte de uma campanha ampla em todo o meio rural”, explica Fábio de Paula.

MENOS RESÍDUOS

Outro ponto abordado pelo relatório da Eldorado diz respeito aos resíduos sólidos. Um dos objetivos do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) da companhia é reduzir a geração e prevenir impactos ambientais.

Os processos contam com auditorias internas para aprimorar o desempenho da gestão e diminuir eventuais desvios ambientais. Dentre as oportunidades de melhoria, estão o uso de produtos químicos com embalagens de menor impacto ambiental e investimentos em reciclagem.

MAIS EMPREGOS

Já no capítulo dedicado ao social, o relatório da Eldorado Brasil destaca a criação de um ambiente de trabalho e de uma cultura que valorizam o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, apoiando também a diversidade.

Cerca de 78,31% dos colaboradores receberam treinamentos relacionados ao tema Direitos Humanos em 2021, em um total de 43.283 horas. A companhia também ganhou 1.645 novos funcionários, fechando o ano com 5.366, apostando principalmente na mão de obra local.

ENERGIA LIMPA

A usina termoelétrica Onça Pintada iniciou suas operações em abril de 2021, com capacidade instalada de 50 megawatts (MW). O empreendimento, que recebeu investimento de R$ 400 milhões, se destaca pela tecnologia para geração de energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes.

Confira o documento na íntegra clicando aqui.

Fonte
Eldorado
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo