![](https://portalcelulose.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Imagem-16-1.png)
A Eldorado Brasil Celulose divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2022 que reúne todas as informações da companhia nas áreas ambiental, social e de governança, além dos resultados e principais destaques do ano. No documento, a fabricante de celulose informou que aproximadamente 4,5 milhões de TCO2e (toneladas de carbono equivalente) foram removidas da atmosfera graças às florestas da companhia, o que significa que a Eldorado capturou 16 vezes mais carbono do que emitiu no mesmo período.
Segundo a empresa, esse resultado só foi possível porque a Eldorado tem compromissos 100% alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que levou a companhia a aderir ao Pacto Global da ONU, em 2020, e reafirmar ano a ano essa adesão. A atuação da empresa faz conexão com os Dez Princípios do Pacto Global, possibilitando o avanço da agenda de sustentabilidade, aprimorando a comunicação com os públicos interessados, além de fortalecer a gestão de temas econômicos, sociais e ambientais.
Em 2022, a Eldorado Brasil produziu 1,832 milhão de toneladas de celulose, 3,1% a mais do que no ciclo anterior – o que levou a receita líquida da companhia a R$ 7,5 bilhões, 24,5% acima do registrado no ano anterior e o EBITDA ajustado a R$ 4,6 bilhões, 30% superior a 2021.
Ao antecipar a produção que era esperada para 11 anos, a Eldorado Brasil criou uma marca inédita no mercado internacional de celulose e se posiciona entre as mais eficientes do mundo no setor, sem renunciar aos seus pilares e dentro das melhores práticas ESG. Um marco para uma Eldorado ‘jovem’, mas que segue à risca seu plano de negócios, pensando sempre à frente, afirma a companhia.
“A celulose é a razão de existir da Eldorado Brasil, e os produtos feitos pela empresa são imprescindíveis para a sociedade. Mas o crescimento da companhia está diretamente ligado a toda a sua cadeia de valor”, explica Elcio Trajano Junior, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação, da Eldorado Brasil Celulose.
A gestão ambiental define as ações e metas para o avanço do tema na companhia. Ao longo de toda a cadeia que envolve plantar florestas de eucalipto e extrair a celulose da madeira, há uma série de investimentos em soluções e boas práticas silviculturais, exemplificando que agronegócio e meio ambiente não precisam caminhar em lados opostos.
“A empresa se compromete com a conservação da biodiversidade nas suas áreas de atuação. Os indicadores ambientais – energia, água e efluentes, emissões e resíduos – são monitorados sistematicamente, para que a companhia se torne cada vez mais eficiente”, explica Trajano Junior.
INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE
A Eldorado tem apostado em inovação, pilar da companhia desde sua fundação. Em 2022, a companhia deu início ao projeto Floresta 5.0, com análise estatística avançada e sensores instalados em máquinas e florestas, disponibilizando dados sobre o crescimento das árvores em tempo real.
A eficiência operacional da companhia, medida por meio do máximo ritmo sustentável (MSR) sobre a média de produção, ficou em 95% em 2022, maior desde a partida da fábrica. Parte desse aumento provém do uso de modernas tecnologias que automatizam os processos da fábrica, com a indústria 4.0 e da Inteligência Artificial. Portanto, a fábrica consegue manter as atividades com 98% de disponibilidade, benchmarking no setor.
RESPEITO À NATUREZA E PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
O programa também se estende para as ações de combate aos incêndios florestais como forma de reduzir danos nas áreas da Eldorado e adjacentes. Em 2022, houve uma redução de 30% na área afetada, em comparação ao ano anterior. Na esfera preventiva, foram ministrados treinamentos de incêndio florestal à população em geral, como parte de uma campanha ampla em todo o meio rural.
Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento, 24 horas por dia, de toda a sua base florestal. Todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação. Em 2022, a empresa formou mais de 745 brigadistas.
AUTOSSUFICIENTE EM ENERGIA E PRODUZINDO COM RESPONSABILIDADE
A usina termoelétrica Onça Pintada (UTOP), situada no mesmo complexo da fábrica de celulose da Eldorado, iniciou suas operações em abril de 2021, com capacidade instalada de 50 megawatts (MW). O empreendimento se destaca pela tecnologia que utiliza biomassa feita de madeira de eucaliptos não aproveitados para a produção de celulose, conferindo ainda mais eficiência e sustentabilidade ao processo produtivo da companhia.
Antes de iniciar a operação da Onça Pintada, a Eldorado já era autossuficiente na geração de energia elétrica limpa e renovável, a partir de biomassa de resíduos da produção de celulose, como a lignina e resíduos de madeira, com capacidade para gerar 220 MWh de energia limpa e renovável, com excedente de até 50 MWh.
Confira o documento na íntegra clicando aqui.