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Ence inicia produção de Naturcell em Navia

A Naturcell é uma celulose não branqueada desenvolvida pela empresa com base nos critérios mais exigentes e inovadores em termos de sustentabilidade

A biofábrica da Ence em Navia concluiu com sucesso a primeira produção de Naturcell, uma celulose não branqueada desenvolvida pela empresa com base nos critérios mais exigentes e inovadores em termos de sustentabilidade. Esta celulose, que até agora só era fornecida a partir da biofábrica de Pontevedra, permite avançar na diversificação do portfólio das instalações asturianas, conferindo maior flexibilidade, resiliência e valor agregado à sua atividade.

A primeira produção de Naturcell em Navia foi concluída após uma série de testes exigentes, e foi possível graças ao envolvimento e dedicação de toda a equipe de profissionais que compõem a biofábrica. Essa produção de celulose não branqueada será incluída no portfólio regular da biofábrica de Navia, substituindo a celulose padrão de eucalipto, e somando a outras alternativas de produtos diferenciados da Ence, como Powercell ou Closecell.

Algumas das características distintivas da Naturcell – incluídas na linha de produtos diferenciados “Ence Advanced” – são a menor pegada de carbono, melhor utilização da energia na sua produção, redução significativa dos recursos necessários, bem como a redução do consumo de água.

A Naturcell é também a primeira a ter uma Declaração Ambiental de Produto (DAP ou EPD, na sigla em inglês) para celulose, um programa de declarações ambientais, no qual os impactos ambientais do produto são identificados e reportados com base na Análise do Ciclo de Vida (ACV). O processo para obter o DAP em Navia também começará em 2023.

A empresa continua a promover, desta forma, a linha “Ence Advanced”, composta por alternativas capazes de responder às elevadas expectativas de um mercado que exige cada vez mais produtos de origem natural, recicláveis, biodegradáveis ​​e que cumpram os mais elevados padrões qualidade e sustentabilidade. Ao final do terceiro trimestre deste ano, o percentual de vendas de produtos especiais se consolidou, representando 18% das vendas totais de celulose.

Dessa forma, com base nesses produtos de alto valor agregado e que proporcionam competitividade, a empresa é capaz de fornecer celulose para múltiplas aplicações em que substitui o plástico ou outros materiais de maior pegada ambiental.

Fonte
Ence
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