Com o objetivo de reforçar o seu compromisso com o meio rural, bem como promover o desenvolvimento, a sustentabilidade e a visibilidade do setor florestal, a Ence – Energía y Celulosa lança “Ence Terra”, a nova visão da atividade florestal da empresa.
A Ence Terra, empresa galega sediada na biofábrica de Pontevedra, engloba toda a atividade do grupo relacionada com a gestão florestal sustentável: desde a gestão de ativos próprios e de terceiros por meio de diferentes tipos de contratos, até à compra e fornecimento de madeira, incluindo assessoria aos proprietários, desenvolvimento e comercialização de plantas em viveiros, investigação na área florestal e serviços ecossistêmicos que a empresa certifica.
Esta nova visão é acompanhada por um ambicioso plano para reforçar a relação da Ence Terra com as demais empresas do setor (fornecedores, colaboradores, empresas de logística), com os proprietários florestais e com as diferentes administrações. “É um plano que surgiu do diálogo e da escuta, que visa envolver os diferentes atores da cadeia de valor florestal e criar sinergias de crescimento e desenvolvimento com uma visão de longo prazo”, afirmou Antonio Casal, diretor territorial da Ence na Galiza.
Nesse sentido, o plano inclui medidas para os proprietários florestais da Galiza, que, a partir de agora, passarão a contar com um novo serviço de assessoria prestado pela Ence Terra, sem custos associados para o indivíduo, para aumentar a produtividade e a sustentabilidade das suas culturas de eucalipto. Além disso, será reforçado o serviço 360°: investigação e produção de plantas de qualidade, aconselhamento e apoio ao cultivo, compra de madeira e gestão de licenças e operações e gestão florestal integral, entre outros. “Também serão implementadas medidas contra o abandono de lotes e novos conselhos aos herdeiros”, disse José Manuel Tubío, diretor de Fornecimento de Madeira da Ence.
Para continuar contribuindo para a sua sustentabilidade e crescimento, a companhia promoverá planos de identificação, capacitação e formação de novos trabalhadores florestais, favorecendo a entrada de novos colaboradores no setor e a especialização dos atuais. Os cursos de maquinista promovidos pela empresa serão fundamentais nesse momento.
Além disso, está previsto um investimento significativo em ambas as biofábricas da Ence (Pontevedra e Navia), para melhorar a recepção da madeira nas instalações da empresa, além de novas iniciativas para continuar a adotar e transferir as melhores práticas, principalmente em termos de segurança.
A Ence pretende aumentar a visibilidade do setor florestal na sociedade espanhola, tornando-o mais atrativo e alcançando consensos que beneficiem todos os atores envolvidos. “Através da Ence Terra, serão também canalizados fundos para a investigação, com a ajuda da Administração e das universidades, com especial atenção para melhorar a adaptabilidade e resistência das espécies ao território, avançando para culturas florestais mais resilientes e melhor adaptadas às alterações climáticas”, disse Félix Carbajales, diretor de Suprimentos Florestais do Norte da Ence.
Conforme a companhia, tudo isto segue priorizando a sustentabilidade social, econômica e ambiental da região, dando impulso a ações de melhoria de técnicas de gestão, conservando e promovendo a biodiversidade.
A Ence Terra é, portanto, um compromisso firme da empresa com o território, para construir um setor florestal líder e reconhecido pela sociedade, garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo.