Ence lidera projeto de €355 milhões para produzir celulose reciclada
Projeto poderá gerar mais de 1.250 empregos, com foco em economia circular e independência energética

A Ence vai instalar em As Pontes, na Espanha, uma unidade pioneira em escala mundial para a produção de pasta reciclada branqueada e celulose dissolving a partir de resíduos de papel, papelão e têxteis. A planta, que deverá gerar mais de 400 empregos diretos, integra um projeto global dividido em três fases, com investimento total de €355 milhões e potencial de criação de mais de 1.250 empregos.
Na primeira etapa, está prevista a operação de uma planta de fibra recuperada, que inclui uma unidade piloto para recuperação de fibras têxteis. A segunda fase contempla a instalação de uma central de cogeração com 150 MW de potência térmica e cerca de 50 MW de potência elétrica. Já a terceira fase abrangerá a construção de uma fábrica de papel tissue.
Atualmente, a empresa está em fase de desenvolvimento da engenharia e dos trâmites administrativos da bioplanta de produção de fibras recicladas provenientes de resíduos têxteis e papeleiros. A iniciativa representa um forte compromisso com a economia circular e com a competitividade industrial, ao substituir o uso de madeira por matérias-primas recicladas e com consumo mínimo de água.
A planta será autossuficiente em energia, utilizando exclusivamente fontes renováveis geradas a partir de biomassa local, sem recorrer a combustíveis fósseis.