Ence Navia investe € 30 milhões em celulose fluff
A previsão é de que a nova linha de produção da companhia seja iniciada em 2025 utilizando madeira asturiana de cultivo responsável
A biofábrica da Ence em Navia, na Espanha, anunciou um investimento de 30 milhões de euros destinados à abertura de uma nova linha de produção de celulose fluff – material especial utilizado na fabricação de produtos de cuidados pessoais, como fraldas e absorventes.
Segundo a empresa, a aquisição dos equipamentos e para dar início à produção deve ocorrer em um prazo de aproximadamente dois anos. Já a linha de produção de celulose fluff deve começar a funcionar a plena capacidade em 2025.
A celulose fluff é utilizada em diversos produtos, como fraldas infantis e adultas, absorventes menstruais e de incontinência urinária, protetores diários, entre outros. Além disso, também são utilizados em diferentes produtos como lenços umedecidos, guardanapos, papel toalha e diversos produtos utilizados no setor médico e farmacêutico.
Segundo a empresa, a produção de sua matéria-prima ainda conta com outros benefícios agregados. “Primeiramente, será fabricado com fibra curta em vez de fibra longa, o que permitirá maior flexibilidade de processo, além de permitir uma redução nos custos de consumo tanto de matéria-prima quanto de energia, o que implica, por sua vez, tempo, um plus de sustentabilidade”, disse. O uso do material proporcionará maior maciez, menor volume e, portanto, maior discrição e economia em embalagens e materiais de transporte.
Com o investimento, será possível produzir nas Astúrias, com madeira de origem local e de cultivo responsável, que substituirá a que a atualmente é importada – em sua maioria – da América do Norte. Desta forma, a empresa também reduzirá sua pegada ambiental e contribuirá para a sustentabilidade de toda a sua cadeia produtiva, pois todas as fibras absorventes são naturais, compostáveis e biodegradáveis.