Ence obteve lucro líquido de 247 milhões de euros em 2022
Preços fortes da celulose e bons resultados operacionais impulsionaram o lucro da empresa
A Ence obteve um resultado líquido consolidado de 247 milhões de euros no exercício de 2022, frente ao resultado negativo de 190 milhões de euros, registrado no exercício de 2021. A empresa reportou seu desempenho na sequência das decisões proferidas pelo Tribunal Supremo, que confirmou a validade da prorrogação da concessão da biofábrica em Pontevedra até 2073.
Depois de conhecer o significado das referidas decisões, o grupo reverteu 169 milhões de euros de imparidades e provisões registadas no negócio de celulose nas demonstrações financeiras de 2021. Assim, no quarto trimestre do ano, o lucro líquido do grupo cresceu para 180 milhões de euros, enquanto no mesmo período do ano anterior foi de 2 milhões de euros.
Os preços fortes da celulose e os bons resultados operacionais também impulsionaram o lucro da empresa.
CELULOSE E ENERGIA RENOVÁVEL
A biofábrica da Ence em Pontevedra retomou suas atividades durante o mês de novembro, depois de ter estado suspensa durante quatro meses devido à quebra do caudal do rio Lérez (do qual esta instalação é abastecida). A nova solução que a empresa desenvolveu para situações de seca de curta duração facilitou este regresso à operação, ao mesmo tempo que se procedeu à reparação das infraestruturas de captação de água.
Em todo o caso, os fortes preços da celulose e a melhoria da taxa de câmbio impulsionaram a margem operacional do negócio, mitigando o efeito da suspensão da atividade em Pontevedra e compensando a inflação do custo das matérias-primas. Desta forma, o resultado operacional do negócio celulose atingiu 27 milhões de euros no quarto trimestre e alcançou 138 milhões de euros em todo o ano de 2022.
Por outro lado, o resultado operacional do negócio de Energias Renováveis atingiu 13 milhões de euros no quarto trimestre, elevando o valor acumulado do ano para 110 milhões de euros.
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
A solidez do balanço do grupo confere-lhe flexibilidade para aproveitar as oportunidades de crescimento.
No negócio da celulose, a Ence continua a avançar no projecto “Navia Excelente” para potenciar a comercialização dos seus produtos diferenciados, diversificar a sua produção de celulose fluff para produtos absorventes de higiene e descarbonizar a fábrica com uma redução de 50 mil toneladas de CO2 por ano. Este projeto contempla um investimento estimado superior a 105 milhões de euros no período 2023-2025.
Além disso, em 2022 foi anunciado que a empresa está a analisar um novo projeto na localidade de As Pontes, para a produção de fibra branqueada mista, a partir de papel e cartão recuperados e fibra virgem produzidos pela Ence. A primeira fase do projeto consiste numa linha de 100 mil toneladas por ano que poderá estar operacional em 2026, com um investimento inicialmente estimado em 125 milhões de euros.
O manejo florestal que a Ence realiza constitui um importante “sequestrador” de carbono e oferece novas oportunidades de crescimento no mercado voluntário de carbono. A empresa já registrou seus primeiros projetos de captura de CO2, que pretende ampliar nos próximos anos.
A Ence continua a ser a empresa líder em sustentabilidade no setor de celulose em todo o mundo, de acordo com a última classificação da Sustainalytics, que em 2022 reiterou sua pontuação global para o desempenho ambiental, social e de governança corporativa da Ence em 91/100.