
A biofábrica da Ence em Pontevedra, na Espanha, obteve com sucesso a certificação ambiental “Resíduo Zero”, atribuída pela Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR). O selo é entregue às organizações que realizam uma gestão mais eficiente e a recuperação de seus resíduos.
Essas instalações repetiram, pelo quarto ano consecutivo, os resultados que as tornaram merecedoras do reconhecimento pela primeira vez em 2019, e que fazem da biofábrica de Lourizán um paradigma de utilização responsável de recursos e economia circular.
O processo de verificação realizado busca garantir o reconhecimento por práticas focadas em reutilização, reciclagem ou valorização energética dos resíduos gerados na fábrica, evitando assim a transferência para aterros. Além disso, também é considerada a rastreabilidade de todo o processo.
Isso mostra que a gestão eficiente da fábrica não só evitou que esses materiais fossem parar em aterros sanitários, como também os reintroduziu em sua cadeia de valor, dando-lhes uma nova vida.
Segundo a Ence, a própria atividade de sua biofábrica em Pontevedra é um exemplo de contribuição para a bioeconomia circular, pois ao longo do processo de produção de celulose, a fábrica opera com materiais de origem natural e renovável, para fornecer produtos recicláveis. Ao mesmo tempo, gera energia elétrica renovável a partir de biomassa utilizando lignina, componente da madeira que constitui um excelente biocombustível renovável e natural, e resíduos florestais do processo.
Tudo isso reafirma o compromisso da empresa com o modelo de economia circular, ao mesmo tempo em que demonstra seu firme compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.