Com o objetivo de reforçar a sustentabilidade dos plantios de eucalipto por meio de uma estrutura em mosaico – em que diferentes espécies coexistem e se alternam – a Ence oferece gratuitamente mudas de plantas nativas aos proprietários florestais que venderam sua madeira para a empresa.
Uma vez colhida a madeira, elas serão plantadas em áreas de proteção compatíveis, como faixas de prevenção de incêndios. Assim, a empresa facilita a proteção das plantações, aumenta a biodiversidade em seu ambiente e favorece a melhoria da paisagem. Além disso, em uma primeira fase, a Ence está cobrindo, além do custo da planta, o custo do trabalho de plantio para os proprietários de terras interessados.
O modelo aplicado pela Ence promove o manejo florestal sustentável das plantações de eucalipto, capaz de produzir madeira e biomassa que a empresa transforma em bioprodutos e energia renovável por meio de suas biofábricas. Esse compromisso com a sustentabilidade pretende atingir todas as plantações de eucalipto de sua área de atuação e, principalmente, àquelas que fazem parte de sua cadeia de suprimentos.
A campanha inovadora incentiva o plantio de madeira de lei nas propriedades onde a empresa adquire madeira de eucalipto. Essas espécies servirão para repovoar as faixas de proteção onde o eucalipto não pode ser plantado, de acordo com as normas vigentes nas Astúrias e na Galiza.
Recentemente foi realizada a primeira plantação de bétulas (ou bidueiros), espécie nativa com grande capacidade de adaptação e de rápido crescimento, cujo aproveitamento da madeira também interessa ao proprietário.
“Essa é uma iniciativa que vai ao encontro da nossa linha de reforço da sustentabilidade das plantações de eucalipto, oferecendo ao proprietário uma árvore frondosa para estes espaços riscados, facilitando assim uma estrutura em mosaico. Essa campanha está alinhada com o manejo florestal sustentável praticada pela Ence, que contribui para a redução do risco de propagação de incêndios, bem como para a biodiversidade da montanha e para o enriquecimento da paisagem”, explica Alejandro Oliveros, diretor de Manejo Florestal da Ence.
A Ence desenvolve uma gestão florestal transparente, eficiente e responsável, aplicando os mais exigentes critérios internacionais de responsabilidade e sustentabilidade. A empresa tem sido pioneira na realização de projetos de certificação em Espanha, não apenas de suas florestas, mas também estendendo essa política ao seu entorno imediato, promovendo a certificação das áreas de parceiros e colaboradores.
Além disso, a companhia também utiliza todos os meios à sua disposição para favorecer e fortalecer a gestão do proprietário florestais por meio da transferência de conhecimento, do fornecimento de plantas melhoradas a preços competitivos, bem como por meio de treinamento e informação e do desenvolvimento de programas de conscientização ambiental.