Ence recebe certificação de neutralidade carbônica AENOR para sua celulose Naturcell
A certificação demonstra o compromisso da Ence com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e desenvolvimento de produtos sustentáveis
A Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR), líder na certificação de sistemas de gestão, produtos, serviços e sustentabilidade, reconheceu a neutralidade carbônica da Naturcell, polpa de celulose da Ence incluída no seu portfólio de produtos especiais. Esta certificação AENOR demonstra o compromisso da Ence com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e conformidade nas áreas de ação climática e desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Assim, sujeita a uma verificação externa e independente da AENOR, a Ence obteve o certificado de Neutralidade de Carbono para todas as vendas de 2022 da Naturcell produzida nas instalações da sua biofábrica de Pontevedra. Para isso, além de implementar ações voltadas à redução de emissões na própria instalação, a empresa compensou as emissões remanescentes por meio de Certificados de Redução de Emissões (CERs, na sigla em inglês).
Desde 2018, a empresa realiza uma análise das emissões de gases do efeito estufa relacionadas com a atividade da companhia – nas suas instalações e principais produtos –, e desenvolve as ferramentas necessárias para atualizar o cálculo da pegada de carbono, que é a base para desenhar iniciativas e projetos focados na descarbonização.
Nesse sentido, em 2020, a Ence foi pioneira em seu setor ao analisar o perfil ambiental de seus produtos, utilizando como ferramenta as Declarações Ambientais de Produtos (EPD®, na sigla em inglês). O EDP é um programa de declarações ambientais baseado na norma ISO 14025, em que são identificados e reportados os impactos ambientais do produto, neste caso a celulose Naturcell, com base em uma Análise do Ciclo de Vida (ACV), que estuda os impactos ambientais do produto ao longo de seu ciclo de vida em 12 categorias, incluindo o uso de combustíveis fósseis e as emissões e remoções de CO2 biogênico e fóssil.
Dessa forma, a empresa não apenas busca desenvolver produtos com atributos diferenciais de sustentabilidade, mas também avalia esses atributos de forma objetiva e imparcial.
A celulose Naturcell, o primeiro produto carbono neutro fabricado pela Ence a partir de celulose branqueada e com uma pegada ambiental melhorada, destaca-se pelos elevados padrões de sustentabilidade, como menor consumo de madeira, matérias-primas não renováveis, água e energia em seu processo produtivo, além de uma menor pegada de carbono, entre outros.
Em cada vez mais aplicações, os materiais à base deste tipo de celulose representam uma alternativa sustentável à utilização de plásticos, representando um claro exemplo de bioeconomia circular e de transição ecológica para um novo modelo de consumo através de uma fibra natural, renovável, biodegradável e muito versátil, proveniente de uma produção sustentável e respeitosa com o meio ambiente.
Com esta certificação de Neutralidade de Carbono AENOR, a empresa mostra o cumprimento de duas áreas prioritárias de atuação – a ação climática e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, abrindo caminho para continuar desenvolvendo produtos com pegada de carbono neutra.